Foto: Reprodução/Divulgação
No dia 20 de agosto, Otávio Cândido Neto se entregou à Polícia Federal de Palmas, no Tocantins. Ele é suspeito de ser um dos mandantes de uma quadrilha especializada em crimes virtuais, a qual desviou R$ 10 milhões de contas bancárias. O grupo contava com suporte de hackers da Rússia e da China.
Este é apenas um dos casos bem sucedidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a lista de cibercriminosos mais procurados do mundo chega a 41 nomes.
LEIA MAIS
+ Como proteger o e-mail de vírus?
+ Brasil é o 2º país que mais comete ciberbullying no mundo
+ Vítima escapa de golpe por WhatsApp e ladrão questiona erro
+ Hackers usam SPC/Serasa para roubarem dinheiro pelo WhatsApp
Confira, a seguir, os cinco hackers mais buscados pela polícia americana:
1. Evgeniy Mikhailovich Bogachev
Foto: Divulgação/FBI
Criador do malware Zeus, Evgeniy Mikhailovich Bogachev, mais conhecido como Slavik, é um dos fraudadores online mais caçados pelo FBI. Por meio de phishing (forma de pescar senhas), ele conseguiu roubar dados bancários em um volume quase inatingível. A polícia oferece 3 milhões de dólares por quem tiver notícias sobre o rei do cibercrime.
2. Alexsey Belan
Foto: Divulgação/FBI
Nascido na Letônia, o rapaz de 31 anos, foi um dos responsáveis por hackear os servidores do Yahoo! e roubar 500 milhões de contas, em 2014. A notícia só veio à tona dois anos depois. Qualquer informação a respeito dele vale 100 mil dólares.
3. Mohammad Saeed Ajily
Foto: Divulgação/FBI
Não confie no sorriso de bom moço de Mohammad Saeed Ajily. Entre os anos de 2007 e 2013, ele forneceu dados do gerenciamento de foguetes dos Estados Unidos ao Irã. Para isto, o homem de 37 anos invadiu o sistema de uma empresa a qual prestava serviços governamentais.
4. Gholamreza Rafatnejad
Foto: Divulgação/FBI
Aos 38 anos, o iraniano Gholamreza Rafatnejad, ingressa à lista de ‘Top Alert’ da Polícia Federal americana. Ele é um dos chefões da Mabna, empresa dedicada a invasões de sistemas de governos de vários países. O foco é ter acesso a todos os dados sigilosos, principalmente, aos que se referem às Forças Amadas.
5. Behzad Mesri
Foto: Divulgação/FBI
Lembra quando alguém invadiu os arquivos da HBO e vazou alguns episódios da série Game of Thrones? Behzad Mesri é o nome por de trás dos spoilers e das ameaças feitas à emissora. Na época, ele exigiu 6 milhões de dólares em bitcoins para não divulgar outros materiais. O iraniano é acusado por fraude, roubo de identidade, acesso não autorizado a computador e extorsão.
Foto: Reprodução/Divulgação
Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.