Foto: Reprodução/Divulgação
A época de compras mais esperada no mundo está de data marcada.
A Black Friday deste ano acontecerá no dia 23 de novembro. Contudo, devido ao sucesso das vendas e ao pagamento da primeira parcela do 13° salário, algumas lojas estendem as promoções por toda a última semana do mês.
Entretanto, o consumidor precisa ficar atento para não cair no golpe da Black Fraude!
LEIA MAIS
+ Quatro dicas básicas para proteger sua vida digital
+ Não era amor, era cilada: Tinder é alvo golpe pelo celular
+ Noiva cancela casamento após cair em golpe no WhatsApp
+ Falsa promoção do iFood é usada para roubar informações de vítimas
A maior parte dos ataques acontecem por meio de uma técnica chamada phishing, que é usada quando hackers conseguem informações confidenciais por meio de e-mails ou mensagens instantâneas, as quais parecem originárias de uma fonte confiável, enganando assim, o usuário menos atento.
As vítimas abrem esses e-mails não solicitados com anexos infectados e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos, ou até mesmo instalar malwares no computador e dispositivos móveis.
Cuidado com o navegador
Foto: Mundo Positivo
Esse é um hábito bem comum entre os internautas, mas bastante perigoso. Acessar sites em computadores de lan houses, bibliotecas, faculdade e lugares públicos sempre requer uma atenção a mais. Já pensou se você guarda essas senhas no computador e alguém consegue acessar suas contas?
Atenção onde clica
Foto: Mundo Positivo
Essa é a principal maneira de atrair usuários aos sites fraudolentos. Se você não conhece o remetente ou não solicitou e-mails de lojas já conhecidas, desconfie.
Usar ou não usar o Wi-Fi: eis a questão
Foto: Mundo Positivo
Usar rede Wi-Fi aberta, aquela que não precisa de senha, é comum hoje em dia. Mas o que muitos não sabem é que as redes sem-fio podem funcionar como uma porta de entrada para malfeitores da web, que se aproveitam da rede aberta para bisbilhotar informações de outros. Cuidado!
Computador alheio
Foto: Mundo Positivo
Computadores públicos e compartilhados precisam ser acessados com atenção em dobro. É muito comum que essas máquinas tenham vírus por serem usadas por diversas pessoas. Esses vírus podem armazenar informações que ajudam aos crimonosos a cometer fraudes.
Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e ameaças online. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.