30°C 16°C

São Paulo, SP

28°C 14°C

Curitiba, PR

27°C 16°C

Belo Horizonte, MG

34°C 16°C

Rio de Janeiro, RJ

34°C 18°C

Porto Alegre, RS

30°C 26°C

Salvador, BA

Terça-feira, 04 de Setembro de 2018 - 18h38

Conheça os cinco hackers mais procurados no mundo

Publieditorial

 

Foto: Reprodução/Divulgação

 

No dia 20 de agosto, Otávio Cândido Neto se entregou à Polícia Federal de Palmas, no Tocantins. Ele é suspeito de ser um dos mandantes de uma quadrilha especializada em crimes virtuais, a qual desviou R$ 10 milhões de contas bancárias. O grupo contava com suporte de hackers da Rússia e da China.

 

Este é apenas um dos casos bem sucedidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, a lista de cibercriminosos mais procurados do mundo chega a 41 nomes.

 

LEIA MAIS

+ Como proteger o e-mail de vírus?
+ Brasil é o 2º país que mais comete ciberbullying no mundo
+ Vítima escapa de golpe por WhatsApp e ladrão questiona erro
+ Hackers usam SPC/Serasa para roubarem dinheiro pelo WhatsApp

 

Confira, a seguir, os cinco hackers mais buscados pela polícia americana:

 

1. Evgeniy Mikhailovich Bogachev

 

Foto: Divulgação/FBI

 

Criador do malware Zeus, Evgeniy Mikhailovich Bogachev, mais conhecido como Slavik, é um dos fraudadores online mais caçados pelo FBI. Por meio de phishing (forma de pescar senhas), ele conseguiu roubar dados bancários em um volume quase inatingível. A polícia oferece 3 milhões de dólares por quem tiver notícias sobre o rei do cibercrime.

 

2. Alexsey Belan

 

Foto: Divulgação/FBI

 

Nascido na Letônia, o rapaz de 31 anos, foi um dos responsáveis por hackear os servidores do Yahoo! e roubar 500 milhões de contas, em 2014. A notícia só veio à tona dois anos depois. Qualquer informação a respeito dele vale 100 mil dólares.

 

3. Mohammad Saeed Ajily

 

Foto: Divulgação/FBI

 

Não confie no sorriso de bom moço de Mohammad Saeed Ajily. Entre os anos de 2007 e 2013, ele forneceu dados do gerenciamento de foguetes dos Estados Unidos ao Irã. Para isto, o homem de 37 anos invadiu o sistema de uma empresa a qual prestava serviços governamentais.

 

4. Gholamreza Rafatnejad

 

Foto: Divulgação/FBI

 

Aos 38 anos, o iraniano Gholamreza Rafatnejad, ingressa à lista de ‘Top Alert’ da Polícia Federal americana. Ele é um dos chefões da Mabna, empresa dedicada a invasões de sistemas de governos de vários países. O foco é ter acesso a todos os dados sigilosos, principalmente, aos que se referem às Forças Amadas.

 

5. Behzad Mesri

 

Foto: Divulgação/FBI

 

Lembra quando alguém invadiu os arquivos da HBO e vazou alguns episódios da série Game of Thrones? Behzad Mesri é o nome por de trás dos spoilers e das ameaças feitas à emissora. Na época, ele exigiu 6 milhões de dólares em bitcoins para não divulgar outros materiais. O iraniano é acusado por fraude, roubo de identidade, acesso não autorizado a computador e extorsão.

 

Foto: Reprodução/Divulgação

 

Tem alguma dúvida sobre segurança digital? Envie-nos um e-mail para: [email protected]

 

Quer saber mais sobre segurança na internet? A McAfee, maior empresa especialista em tecnologia de segurança do mundo, tem dicas e soluções que ajudam a proteger os consumidores e as empresas de todos os tamanhos contra os malwares e as ameaças online mais recentes. Para mais informações, acesse o site: http://www.mcafee.com/br.




publicidade:

publicidade:

publicidade: