O YouTube anunciou que os Stories para criadores serão encerrados a partir do dia 26 de junho. Segundo a empresa, ela pretende focar seus esforços em outros recursos mais promissores, como transmissões ao vivo, comunidades, publicações, Shorts e até mesmo os vídeos convencionais.
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O recurso nasceu como uma forma de trazer publicações efêmeras para a plataforma, inspiradas em serviços como o Snapchat e os stories do Instagram. A ideia era que os posts seriam temporários e desapareceriam após um período pré-determinado, mas sequer chegaram a ser amplamente liberados pelo YouTube.
Como o encerramento será feito?
O fim do recurso não acontecerá “do nada” e o YouTube disse que diversos meios serão usados para notificar os criadores, incluindo publicações em fóruns, mensagens no aplicativo, lembretes no YouTube Studio, entre outros. Além disso, as postagens remanescentes após o prazo de encerramento serão removidas depois de sete dias.
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Outras empresas
O YouTube se soma a outras plataformas que também desistiram da função. O Linkedin chegou a lançar um recurso parecido com os Stories, mas foi abandonado em 2021. Já a Netflix foi um pouco além e experimentou duas funções semelhantes, chamadas “Extras” e “Fast Laughs” (versão para crianças) no aplicativo para dispositivos móveis. Tempo depois, ambos foram descartados.
O YouTube introduziu os Stories em 2018 exclusivamente para canais com mais de 10 mil inscritos. No entanto, a plataforma nunca expandiu o acesso a todos os usuários, que só puderam usar o Shorts alguns anos depois. À época, a empresa sugeriu que os criadores podiam utilizar o Stories para engajar com o seu público de forma mais descontraída, servindo como uma espécie de complemento aos vídeos convencionais. Isso incluia bastidores, prévias de novos vídeos, pequenas atualizações e muito mais. No entanto, parece que o recurso não pegou — mesmo após quase cinco anos no ar.
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Fonte: Canaltech