Games

Xbox One completa 2 anos: veja 10 jogos 'obrigatórios'

Publicidade



O Xbox One completa dois anos no mercado em novembro. Além de rodar jogos, ele tem como vantagem o novo Kinect, com percepção de movimentos melhorada, e a capacidade de ser uma verdadeira central de entretenimento para a casa, com apostas em apps como o Skype. Tudo com comandos de voz e gestos.

Mas o essencial está nos games – afinal, essa é a principal função do aparelho. E nisso o Xbox One não decepciona. Apesar de ainda ser o começo da geração, isso já é tempo suficiente para ter uma biblioteca razoável. Já é possível passar centenas de horas com o console da Microsoft. O gênero mais relacionado aos exclusivos do console costuma ser o tiro em primeira pessoa, mas ele já tem títulos de qualidade em praticamente todos os gêneros. Conheça dez deles:

1. Sunset Overdrive

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

É um dos bons exclusivos do Xbox One. O game mostra uma cidade do futuro próximo onde tudo é colorido – mas esconde uma realidade distópica. Um funcionário de uma empresa chamada FizzCo deve enfrentar habitantes que beberam muitas doses de uma bebida industrializada e se transformaram em mutantes. Tudo isso usando armas como um lança-granadas que, na verdade, atira ursinhos de pelúcia.

2. Grand Theft Auto V

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O game de mundo aberto ganhou no fim do ano passado uma versão aprimorada para a nova geração de consoles. Isso quer dizer que os gráficos já belos de GTA V evoluíram mais ainda. No game, o jogador controla três personagens: Michael, Trevor e Franklin. Eles devem completar missões relacionadas ao mundo do crime envolvendo principalmente tiros e pilotagem. Uma novidade é que nesta versão o jogador pode curtir a visão de primeira pessoa durante o tempo todo.

3. Ori and the Blind Forest

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Esse game é um belo exclusivo da Microsoft, ou seja, só pode ser jogado em PC e Xbox One. E é belo mesmo, já que tem alguns dos gráficos mais elaborados desta nova geração. Os cenários, que parecem desenhados a mão, têm influência de filmes do japonês Hayao Miyazaki, mas também de obras ocidentais como O Rei Leão. Ori, o protagonista, é um espírito que precisa restaurar as forças da floresta em que cresceu. Para isso, enfrenta inimigos e resolve quebra-cabeças ao longo do percurso. O game recebeu diversos elogios da crítica especializada e é um dos grandes títulos independentes de 2015.

4. Dragon Age: Inquisition

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para viver um épico de fantasia nesta geração, uma das melhores indicações é Dragon Age: Inquisition. No game, o protagonista é o Inquisitor, líder de um grupo que pretende resolver os conflitos do enredo com as próprias mãos. O RPG de ação possui uma trama com várias ramificações, com personagens únicos. Ao mesmo tempo, equilibra essa história de maneira eficaz com exploração de mundo aberto, combate e customização de personagens. Isso rendeu ao trabalho da BioWare diversos prêmios em 2014, incluindo o de Jogo do Ano, por publicações como IGN, Polygon e Game Informer.

5. Alien: Isolation

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para quem tem o coração forte. Esse game é inspirado na série de filmes Alien e a história se passa 15 anos depois de Alien, o 8º Passageiro. Amanda Ripley, que está investigando o desaparecimento da mãe, tem que explorar uma nave enquanto se esconde de um xenomorfo. O inimigo não pode ser derrotado com armas, então a única saída é a furtividade. E ele aprende com as ações do jogador, forçando-o a sempre usar novas estratégias.

6. Wolfenstein: The New Order

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Outro título para quem é fã dos jogos de tiro em primeira pessoa. O novo Wolfenstein se passa em uma realidade paralela na qual os nazistas venceram a Segunda Guerra Mundial. William B.J. Blazkowicz, o protagonista, deve impedir sua expansão pelo planeta. É o game mais recente da franquia popularizada em 1992, com Wolfenstein 3D.

7. Halo: The Master Chief Collection

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Halo: Combat Evolved Anniversary, Halo 2, Halo 3 e Halo 4. Se Halo é uma das principais franquias exclusivas da Microsoft, essa coleção é essencial para qualquer fã de jogos de tiro em primeira pessoa que comprar um Xbox One. Todos os games tiveram os gráficos aprimorados, principalmente Halo 2, que conta com cenas e áudio repaginados. No lançamento, o game teve alguns problemas com as partidas online, mas o caso já foi solucionado.

8. Forza Horizon 2

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Disponível apenas no Xbox 360 e no Xbox One, este título estabelece um novo parâmetro para os jogos de corrida de mundo aberto. Visuais excelentes e mais de 200 carros disponíveis estão entre os atrativos. Desta vez, no lugar do interior do Colorado, o jogador pode apostar corrida e destruir a propriedade alheia na França e na Itália.

9. Titanfall

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi um dos primeiros grandes títulos para o Xbox One. É de tiro em primeira pessoa, mas com uma atração a mais: os jogadores podem controlar Titãs, robôs gigantes que funcionam como um exoesqueleto. Eles são um pouco mais lentos do que os personagens comuns – que, por sua vez, correm muito e até andam em paredes – mas compensam com resistência.

10. Dying Light

 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sobreviva ao apocalipse zumbi. O jogo de mundo aberto mostra uma cidade dominada pelos mortos-vivos. Para resistir, o protagonista deve procurar alimentos, fabricar armas e usar técnicas de parkour na hora de fugir dos inimigos. Há um ciclo de dia e noite: sem a luz do Sol, os zumbis ficam muito mais poderosos e as coisas se tornam mais difíceis.