Tecnologia

WhatsApp desenvolve nova camada de segurança para chamadas

Publicidade



WhatsApp desenvolve nova camada de segurança para chamadas - 1

O WhatsApp prepara uma função para esconder o endereço IP do usuário durante chamadas. Dentro do pacote 2.23.18.15 da versão Beta do mensageiro foi encontrada uma nova opção de privacidade que, se ativada, dificulta que outras pessoas identifiquem a localização dos envolvidos.

A opção “Proteger endereço IP durante chamadas” está disponível dentro do menu Privacidade > Chamadas. Segundo a descrição da ferramenta, divulgada num print do site WABetaInfo, a função redireciona sua chamada para os servidores do WhatsApp para “dificultar a identificação da sua localização”.

WhatsApp desenvolve nova camada de segurança para chamadas - 2
O WhatsApp prepara uma opção de privacidade para proteger o IP dos participantes de uma chamada (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Porém, a adição em segurança tem um custo: a qualidade da chamada. Na descrição da ferramenta, o WhatsApp informa que o recurso impacta na conversa em tempo real. Não está claro exatamente o real impacto do recurso, mas talvez seja na clareza do som e na latência entre os participantes.


Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

A camada extra de privacidade é uma adição válida, apesar da perda. Com a função, o usuário tem a liberdade de escolher se prefere a ligação mais perfeita possível ou se precisa priorizar a privacidade durante o papo.

Ainda em preparação

Contudo, a opção de proteção de endereço IP do WhatsApp continua em preparação. A função ainda não está disponível nem mesmo para testadores e, por se tratar de uma adição importante, pode levar algum tempo até ser liberada.

Por enquanto, vale ficar atento às atualizações do mensageiro e ficar de olho no Canaltech para conferir novidades fresquinhas sobre o assunto.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech