Não é mais possível tirar print da foto de perfil de qualquer contato no WhatsApp pelo Android. Ao abrir a imagem e tentar a captura de tela, o mensageiro informa que não é possível concluir a ação.
A mudança ainda não foi oficialmente anunciada pela Meta, mas já está disponível na versão 2.24.4.76 do aplicativo, encontrada na Play Store — em testes feitos pelo Canaltech o app bloqueia os prints de qualquer conta individual, mas funciona sem problemas com as capas de grupos e canais. Por outro lado, a versão para iOS ainda permite a captura de tela.
Resta saber como o recurso vai funcionar na versão para computadores do Zap. Vale lembrar que as fotos de visualização única, que também não permitem capturas, só podem ser acessadas via celular justamente para garantir a privacidade do conteúdo.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Opção de segurança
A novidade pode ser mais uma forma de reforçar a privacidade e a segurança dos perfis contra golpistas — vale lembrar que muitos cibercriminosos usam a foto do WhatsApp de uma pessoa para criar uma conta falsa e extorquir dinheiro de outras vítimas.
O mensageiro já possui um ajuste de privacidade que não mostra a imagem de perfil para números que não estão salvos na sua agenda, mas a mudança nos prints pode criar uma camada extra de segurança para evitar outras situações de clonagem de conta.
Trending no Canaltech:
- A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
- Os 10 melhores jogos de corrida para Android
- Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
- Paul Alexander | Homem do pulmão de aço morre de covid aos 78 anos
- Kairos | Foguete do Japão explode em seu 1º voo
Fonte: Canaltech