Tecnologia

WhatsApp Beta começa a liberar criação de canais para usuários comuns

Publicidade



WhatsApp Beta começa a liberar criação de canais para usuários comuns - 1

O WhatsApp começou a liberar para testadores da versão Beta para Android a possibilidade de criar Canais — ferramenta para disparo de mensagens em massa a um número ilimitado de seguidores.

O recurso chega inicialmente aos usuários da Colômbia e da Singapura, que já podiam seguir Canais de grandes empresas e veículos desde o começo de junho. O Brasil segue sem uma previsão de lançamento da ferramenta.

Como funcionam os Canais do WhatsApp

Os Canais do WhatsApp funcionam de maneira similar ao recurso homônimo do Telegram. Através dos canais, as pessoas podem compartilhar uma variedade de conteúdos como textos, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes para um número ilimitado de seguidores.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

A proposta dos Canais é ser um espaço de comunicação em massa, de forma unilateral; ou seja, apenas os administradores do canal podem enviar mensagens aos seguidores. O local não é destinado para o bate-papo e a troca de ideias.

Os residentes de Colômbia e Singapura são os primeiros a testar a função de criação de Canais. O recurso começa a aparecer dentro da aba “Atualizações” do mensageiro, onde a seção de “Canais” está alocada. Para criar um canal, os usuários desses países devem fornecer um nome e uma descrição para o espaço, enquanto a opção de escolher um nome de usuário deve ser disponibilizada em breve.

Colômbia e Singapura são os primeiros países com a liberação de criação de Canais do WhatsApp para usuários comuns (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Colômbia e Singapura são os primeiros países com a liberação de criação de Canais do WhatsApp para usuários comuns (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Os Canais no WhatsApp são públicos e podem ser encontrados através de uma busca no aplicativo. O histórico de mensagens dentro dos Canais também permanece disponível para consulta em até 30 dias.

Já em relação à privacidade, o nome de usuário, a foto de perfil e o número de telefone não aparecem para os demais inscritos do canal. Entretanto, as mensagens compartilhadas nos Canais não são criptografadas de ponta a ponta como nos chats comuns, o que significa que a Meta poderá conferir os conteúdos se desejar.

Sem previsão dos Canais no Brasil

A Meta não anunciou uma data para o lançamento dos Canais do WhatsApp no Brasil, mas a expectativa é que a novidade desembarque em nossas terras nos próximos meses.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech