O aplicativo Waze encerrou sua ferramenta de “carona solidária” no app. No ar há praticamente seis anos, a funcionalidade Carpool permitia que usuários oferecessem carona para outros usuários que pretendiam percorrer trajeto semelhante por um preço padrão.
- Foto postada por turista teria ajudado Ucrânia a localizar veículo militar russo
- Qual o sistema operacional de celular mais usado do mundo?
Segundo a plataforma, que é atualmente de propriedade do Google, a decisão se dá pela mudança nos hábitos de deslocamento causadas pela pandemia de covid-19. “Enquanto o Waze era predominantemente um aplicativo de deslocamento pré-covid, hoje a proporção de recados e viagens ultrapassou os deslocamentos”, explicou a empresa ao site The Verge.
“Isso significa que temos a oportunidade de encontrar maneiras ainda mais impactantes de reunir uma comunidade global para compartilhar insights em tempo real e ajudar uns aos outros a superar o tráfego — isso é o que sempre tornou o Waze realmente especial”, completou a companhia.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Waze Carpool
O serviço de caronas solidárias do Waze foi lançado em 2016 na Área da baía de São Francisco, uma região da Califórnia, nos Estados Unidos. Com o tempo, a funcionalidade foi expandida para outros 50 países, incluindo o Brasil. Em 2018, as caronas solidárias ganharam um aplicativo próprio separado do Waze.
A proposta inicial da plataforma era promover a adoção de caronas pela cidade para reduzir o número de carros ocupados somente pelo motorista — ideia que, em teoria, é bastante coerente. De quebra, o aplicativo seria ainda mais completo em ferramentas, ao mesmo tempo que serviria como método de deslocamento semelhante ao Uber, mas sem a intenção de ser uma fonte de renda para os usuários.
Além disso, a empresa não pretendia gerar receita com as caronas no app — era somente um “extra”. Contudo, a empresa fechou parcerias com grandes companhias e escritórios para incentivar a adoção do serviço.
Trending no Canaltech:
- Não é o Thor e nem o Hulk: Marvel diz quem é o Vingador mais forte
- Chevrolet confirma chegada do novo Bolt ao Brasil em setembro
- Queer Eye: Brasil | Quando estreia a versão nacional do reality show?
- Bactéria rara e mortal é encontrada nos Estados Unidos e gera alerta nacional
- 3 apps para organizar as figurinhas da Copa do Mundo 2022
Fonte: Canaltech