A Crew Flight Test (CFT), a primeira missão tripulada da nave Starliner, da Boeing, não tem mais data para acontecer. Após alguns adiamentos, o lançamento ficou programado para o sábado (25), mas oficiais da NASA anunciaram na terça (21) que a operação foi adiada, sem previsão para uma nova data.
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
- Vídeo mostra como é ir ao espaço a bordo da nave Starliner
Eles não entraram em detalhes sobre o motivo da mudança. Mesmo assim, já se sabe que as equipes da agência espacial e da Boeing estão investigando um pequeno vazamento de hélio em um dos propulsores da Starliner.
“A equipe esteve em reuniões por dois dias consecutivos, avaliando a lógica do voo, o desempenho do sistema e a redundância. Ainda há trabalho a ser feito nessas áreas, e a próxima oportunidade possível de lançamento ainda está sendo discutida”, disseram na atualização publicada no X, o antigo Twitter.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Ainda na publicação, acrescentaram que “a próxima oportunidade possível de lançamento está em discussão”. Novos detalhes vão ser divulgados quando os próximos passos estiverem mais claros.
NASA, @BoeingSpace, and @ulalaunch are forgoing the May 25 launch attempt for the agency’s Boeing Crew Flight Test following meetings assessing flight rationale, system performance, and redundancy.
The next possible launch opportunity is still being discussed. We will share more… pic.twitter.com/SBNwlqswpg
— NASA Commercial Crew (@Commercial_Crew) May 22, 2024
O ocorrido rendeu algumas mudanças no cronograma do lançamento da CFT. “O tempo adicional permite que as equipes avaliem melhor um pequeno vazamento de hélio no módulo de serviço da espaçonave Boeing Starliner, localizado em um flange de um único propulsor do sistema de controle de reação”, explicou a NASA em um comunicado.
Não estão claros os impactos que o adiamento pode causar na missão. Por outro lado, a agência espacial já fez ajustes no cronograma da Estação Espacial Internacional (ISS) para acomodar a chegada da Starliner, que vai passar alguns dias acoplada ao laboratório orbital.
Quando for lançada à ISS, a espaçonave da Boeing vai levar os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams para uma estadia de pelo menos uma semana.
Trending no Canaltech:
- Flagra mostra 1ª Tesla Cybertruck entregue no Brasil
- Windows XP conecta na internet e fica infestado de vírus em minutos
- Disney+ vai ficar até 85% mais caro após fusão com Star+; confira novos preços
- 🚨 MUITO BARATO | Compre Galaxy S23 Ultra de 256 GB com ótimo desconto
- “Geleira do Juízo Final” está em risco e vai elevar o nível do mar
- App de namoro incentiva mulheres a fazerem sexo, é criticado e pede desculpas
Fonte: Canaltech