Foi por pouco, muito pouco. Os dois astronautas da NASA, que estariam a bordo da espaçonave Starliner, da Boeing, tiveram de esperar mais uma vez. A aguardada missão que seria lançada com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, foi cancelada duas horas antes do horário previsto.
- Boeing lança seu primeiro voo espacial tripulado
- Vídeo mostra como é ir ao espaço a bordo da Starliner
Today’s #Starliner launch is scrubbed as teams evaluate an oxygen relief valve on the Centaur Stage on the Atlas V. Our astronauts have exited Starliner and will return to crew quarters. For updates, watch our live coverage: https://t.co/plfuHQtv4l
— NASA (@NASA) May 7, 2024
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Devido a um problema de escape de oxigênio em uma válvula do foguete, o lançamento teve de ser adiado e tem chances de ser remarcado para a noite desta terça (7). A Starliner estava agendada para inaugurar seu primeiro teste tripulado às 23h34 minutos (no horário de Brasília), direto da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
“O time de engenharia avaliou que o veículo não estava em uma configuração ideal para continuar com o lançamento hoje”, avisou um oficial da missão em uma transmissão ao vivo da NASA Television.
Tripulação
Os dois astronautas que participarão do lançamento são Barry “Butch” Wilmore e Suni Williams, ambos ex-pilotos de teste da Marinha Americana e veteranos como astronautas de longa duração da Estação Espacial Internacional. O objetivo é levá-los direto à ISS, onde a missão deve passar sete dias no complexo orbital da Estação.
The astronauts have begun ingress into #Starliner — taking their seats in the spacecraft. They’ll undergo a series of checks, including umbilical hook ups, communications checks and suit checks. They’ll also do spacecraft checks so they are ready for flight. pic.twitter.com/GsE2lEzJXa
— Boeing Space (@BoeingSpace) May 6, 2024
Caso o lançamento aconteça, Wilmore e Williams irão compor a primeira tripulação a sair de Cabo Canaveral desde a missão Apollo 7, em 1968. Também serão eles os primeiros humanos a voarem ao espaço a bordo de um foguete Atals desde que Gordon Cooper o fez, em um Mercury Atlas-9 ainda em 1963.
Trending no Canaltech:
- Google Pixel 8a: mais imagens mostram caixa, design e tela de bordas grossas
- 😱 MUITO BARATO | Galaxy S23 de 512 GB em preço imperdível com cupom
- Engenheira tem 7,4 mil abas abertas no Firefox há mais de 2 anos
- Como um satélite que “sumiu” foi encontrado após 25 anos
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
Fonte: Canaltech