O Twitter indicará quando um tuíte tiver seu alcance limitado por violar as regras da plataforma sobre discurso de ódio, anunciou a empresa nesta segunda-feira (4). O perfil oficial Twitter Safety esclareceu que a redução de alcance se aplica exclusivamente ao post em questão e não impacta nas demais interações da conta.
- Twitter ganha editor de texto e posts de até 10 mil caracteres
- Twitter fecha parceria para facilitar compra de ações e criptomoedas
“Estamos adicionando mais transparência às ações de fiscalização que realizamos nos tuítes. Como primeiro passo, em breve você começará a ver rótulos nos tuítes identificados como potencialmente violadores de nossas regras sobre conduta odiosa, informando que limitamos sua visiblidade”, disse o Twitter. “Essas ações serão realizadas apenas no nível do tuíte e não afetarão a conta do usuário”, complementou.
We’re adding more transparency to the enforcement actions we take on Tweets. As a first step, soon you’ll start to see labels on some Tweets identified as potentially violating our rules around Hateful Conduct letting you know that we’ve limited their visibility. 🧵…
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–— Twitter Safety (@TwitterSafety) April 17, 2023
Sob o comando de Elon Musk, a rede social defende a ideia de que usuários “têm o direito de expressar suas opiniões e ideias sem medo de censura”. Contudo, essa tal liberdade não garante que todos os usuários serão ouvidos e, seguindo o conceito já mencionado pelo executivo, isso signfica “liberdade de expressão, não liberdade de alcance“.
“Essas crenças são a base da liberdade de expressão, não da liberdade de alcance: nossa filosofia de aplicação que significa, quando apropriado, restringir o alcance de tuítes que violem nossas políticas, tornando o conteúdo menos detectável”, explicou a plataforma no blog oficial.
Contestações são permitidas
Ciente de que a moderação de conteúdo pode errar, o Twitter permitirá que usuários contestem restrições quando acreditarem que elas foram aplicadas indevidamente. “Os autores poderão enviar feedback sobre o rótulo se acharem que limitamos incorretamente a visibilidade de conteúdo”, pontuou a empresa. Futuramente, a plataforma planeja permitir que usuários recorram da decisão de limitar o alcance de uma publicação.
As etiquetas de restrição de conteúdo passarão a ser exibidas “em breve”, segundo a rede social — não há data exata para quando a medida entrará em vigor.
Tolerância do Twitter
A melhoria na transparência da moderação de conteúdo acontece quase uma semana após um representante do Twitter ter afirmado que usar fotos de assassinos de criança como foto de perfil não viola os termos de uso da plataforma. O episódio aconteceu no Brasil, numa reunião com autoridades brasileiras no Ministério da Justiça.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para NÃO comprar o Nissan Versa 2023
- Inventaram a bicicleta com rodas quadradas; veja como funciona
- Nova taxação da Shein, Shopee e AliExpress no Brasil
- ChaosGPT | Como é a “IA do mal” que quer destruir a humanidade
- Crítica Fome de Sucesso | Filme traz boa análise social ainda que com erros
- Grávida faz a própria cesárea, salvando sua vida e a do bebê
Fonte: Canaltech