O Twitter segue na busca de recursos para evitar o espalhamento de informações falsas ou distorcidas na rede social. E em breve, a rede social pode incluir um pop-up para tentar desencorajar as curtidas em publicações que tenham sido marcadas como potencialmente incorretas.
- Twitter fora do ar? O que fazer quando o serviço está instável
- Twitter testa nova ferramenta para conter desinformação e fake news
A pesquisadora Jane Manchun Wong, famosa por encontrar novos recursos em códigos-fonte de aplicativos, foi quem descobriu a função em desenvolvimento. De acordo com ela, “o Twitter trabalha em avisos de desinformação para curtidas, iguais aos mostrados em tuítes comentados e retuítes”.
Twitter is working on misinformation warning on Likes, just like the ones for Quote Tweets / Retweets pic.twitter.com/BLlmaw5RZK
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–— Jane Manchun Wong (@wongmjane) November 9, 2020
Não custa reforçar que o recurso ainda não está liberado para o usuário final, apesar de a pesquisadora ter conseguido uma captura de tela que mostra como ele funciona. Na janela que abre, o usuário é informado que a publicação pode conter alguma informação incorreta, tentando desencorajar a curtida. Se o usuário quiser prosseguir mesmo assim, pode tocar novamente no coraçãozinho na parte inferior do pop-up.
É bom lembrar que quem usa o novo feed do Twitter pode ver publicações que tenham sido curtidas por seus seguidores, e não apenas os retuítes. Por isso, a rede social deve ter pensado em estender o aviso de desinformação também para essa interação nas portagens.
E aí, você deixaria de curtir uma publicação marcada com informações potencialmente falsas? Ou o pop-up só vai te forçar a clicar uma segunda vez no coraçãozinho? Conta pra gente nos comentários.
Trending no Canaltech:
- Androids velhos perderão acesso a quase 30% da internet em 2021
- Fabricante chinesa registra celular com oito câmeras traseiras; veja o visual
- Segunda onda da COVID-19 já começou lá fora; o Brasil está preparado?
- Astronautas em Marte poderão falar conosco em tempo real? Vídeo mostra que não!
- Asteroide Bennu é frágil e vazio por dentro, revelam pesquisadores
Fonte: Canaltech