A Toyota anunciou a primeira reestilização do Yaris, seu atual carro de entrada no Brasil. A linha 2023 teve alterações discretas no visual e ganhou, de série, equipamentos importante e que o tornaram mais seguro. A ideia da montadora é competir mais de perto com a nova geração do Honda City, recém-lançada no país.
- Qual carro corre mais risco de incêndio: elétrico ou a combustão?
- Toyota Corolla fica mais equipado na linha 2023; veja o que muda
O Toyota Yaris 2023 conta agora com sete airbags de série em todas as versões. Além das duas bolsas frontais, também há duas laterais, duas de cortina e uma de joelhos para o motorista, tornando o veículo um dos poucos em sua categoria com esses aparatos.
Além disso, nas versões mais caras, a XS e XLS, o Yaris ganhou dois recursos importantes de segurança passiva: o alerta de colisão frontal com mitigação de velocidade e o sistema de evasão de faixa — mas sem correção. A diferença para o rival City, porém, é que, nos modelos da Honda, essas tecnologias são ativas, ou seja, há interferência maior do carro para ajudar o motorista.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
No campo da conectividade, mais mudanças. Agora o Yaris conta com a central multimídia de 7 polegadas de série em todas as versões — antes era opcional na XL, de entrada.
No quesito design, as mudanças foram mais sutis, com retoques no para-choque e na grade do veículo. A parte traseira segue a mesma, mas as rodas também são novas. Na versão topo de gama, o conjunto óptico é full LED; já nas variantes de entrada e intermediária, apenas a luz de condução diurna.
Desempenho do Toyota Yaris 2023
O Toyota Yaris nunca foi sinônimo de esportividade, sobretudo porque sua versão mais apimentada, a Gazoo Racing, nunca veio para o Brasil. No entanto, seu motor 1.5 aspirado de 110cv e 14,9 kgf/m de torque quando abastecido com etanol é suficiente para o uso na cidade, com notas de consumo interessantes: a média é de 8,8 km/l no hatch e 9 km/l no sedã.
Esses números são possíveis, também, graças ao câmbio automático do tipo CVT, que privilegia muito o consumo e faz com que o automóvel se comporte quase sempre em baixas rotações.
Bom pacote de segurança
Além das novidades já citadas, o Toyota Yaris traz de série um ótimo conjunto de segurança para seus usuários. Entre os itens, que são de série em todas as versões, estão recursos como o controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS).
Preços e disponibilidade
Disponível em todo o Brasil, o Toyota Yaris pode ser encontrado nas seguintes versões:
Yaris Hatch
- XL CVT: R$ 92.190
- XS CVT: R$ 101.490
- XLS CVT: R$ 112.690
Yaris Sedã
- XL: R$ 96.390
- XS CVT: R$ 104.990
- XLS CVT: R$ 116.990
Trending no Canaltech:
- Deltacron: mais uma variante do coronavírus é descoberta no Chipre
- Qual é a estrela mais próxima da Terra depois do Sol?
- O céu não é o limite | James Webb está pronto, novidades de Marte e muito mais
- Sexta extinção em massa pode já estar acontecendo na Terra
- Os 5 carros mais baratos do Brasil em 2022
Fonte: Canaltech