O mês de setembro passou e a operadora TIM não iniciou, como anunciado em julho, o início de sua operação 5G no país. Segundo o site Telesíntese, o lançamento da rede de nova geração da empresa italiana deve acontecer durante o mês de outubro.
- Testamos: 5G da Claro supera 4G, mas ainda deixa a desejar
- Rede 5G (DSS) da Claro leva alta velocidade móvel primeiro para São Paulo e Rio
- Vivo promete levar 5G via DSS a 8 capitais brasileiras ainda em julho
Assim como a Claro, a cobertura 5G da TIM utilizará as frequências e estrutura de rede 4G, técnica conhecida como 5G DSS. Diferentemente dos planos da Claro e da Vivo, porém, a TIM anunciou que a nova rede será implementada a princípio para acessos fixos à internet (FWA, na sigla em inglês).
A rede piloto está programada para operar nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS), cada uma usando estrutura de um fabricante diferente — Ericsson, Huawei e Nokia.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
No 5G DSS, a estação-base/antena é adaptada para aceitar conexões tanto de aparelhos 4G quanto 5G, gerenciando automaticamente o “espaço” de frequências e conexões dos dispositivos.

O plano anunciado pela empresa em julho era o de oferecer o modem 5G como já faz atualmente para assinantes do plano TIM Live Internet, no qual o cliente compra o kit com o modem e o instala em casa, criando um ponto de acesso Wi-Fi no ambiente.
Trending no Canaltech:
- COVID-19 | Vitamina D tem alguma relação com infecções pelo coronavírus?
- Disney+ chega em novembro e empresa remove atrações dos concorrentes brasileiros
- Ba Bai | Filme de guerra chinês surpreende como maior bilheteria do ano
- Estrela explode em supernova a 70 milhões de anos-luz de distância; veja o vídeo
- Luiza Code | Magalu abre inscrições para mulheres que querem programar
Fonte: Canaltech