Mundo Tech

TIM adia o lançamento de sua cobertura 5G no Brasil

Publicidade



TIM adia o lançamento de sua cobertura 5G no Brasil - 1

O mês de setembro passou e a operadora TIM não iniciou, como anunciado em julho, o início de sua operação 5G no país. Segundo o site Telesíntese, o lançamento da rede de nova geração da empresa italiana deve acontecer durante o mês de outubro.

Assim como a Claro, a cobertura 5G da TIM utilizará as frequências e estrutura de rede 4G, técnica conhecida como 5G DSS. Diferentemente dos planos da Claro e da Vivo, porém, a TIM anunciou que a nova rede será implementada a princípio para acessos fixos à internet (FWA, na sigla em inglês).

A rede piloto está programada para operar nas cidades de Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS), cada uma usando estrutura de um fabricante diferente — Ericsson, Huawei e Nokia.


Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

No 5G DSS, a estação-base/antena é adaptada para aceitar conexões tanto de aparelhos 4G quanto 5G, gerenciando automaticamente o “espaço” de frequências e conexões dos dispositivos.

TIM adia o lançamento de sua cobertura 5G no Brasil - 2
Rede da operadora está programada para estrear em três cidades (Imagem: Rafael Arbulu/Canaltech)

O plano anunciado pela empresa em julho era o de oferecer o modem 5G como já faz atualmente para assinantes do plano TIM Live Internet, no qual o cliente compra o kit com o modem e o instala em casa, criando um ponto de acesso Wi-Fi no ambiente.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech