A ByteDance lançou o aplicativo TikTok Now para usuários brasileiros do Android e do iOS. Essa funcionalidade imita o aplicativo BeReal, que estimula o uso simultâneo da câmera frontal e traseira em momentos aleatórios do dia.
- TikTok vai banir arrecadação de fundos para políticos
- TikTok testa feed dedicado a conteúdos feitos perto de você
Para anunciar o lançamento, a rede social começou a exibir propagandas informativas entre os vídeos no feed “Para você”. O carrossel de três telas explica o funcionamento e estimula as pessoas a acessar o TikTok Now com o toque no botão azul.
O recurso envia notificações diárias para estimular o usuário a capturar vídeos de até 10 segundos ou fotos estáticas do que ele está fazendo no momento. Pode ser trabalhando, na hora do almoço ou descansando após um dia intenso; o que interessa é ser autêntico na hora do registro.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
A ferramenta recebeu uma guia exclusiva para incentivar o uso, posicionada entre o botão Home e o ícone de positivo (+), usado para publicar vídeos, na parte inferior da tela. O local ocupado fez com que a guia de amigos fosse excluída, tornando-se acessível somente por meio do seu perfil.
Essa localização pode ser temporária, apenas para promover a ideia da ByteDance. Como o Now não é integrado ao aplicativo do TikTok, a guia serve apenas como um link para o novo app.
O que é o TikTok Now?
A premissa de uso é a mesma do BeReal: gravar vídeos que mostrem o ambiente em volta e a sua reação em várias situações cotidianas. O objetivo é valorizar momentos corriqueiros do dia a dia, sem filtros nem preparação.
Ao trocar para a guia do Now, você verá a sua publicação do dia e saber qual dos seus amigos já produziu um vídeo. Para acessar as de outras pessoas, contudo, é necessário baixar um novo aplicativo chamado “TikTok Now” na loja do Android ou do iOS.
Quem não o fizer verá é apenas o emoji de macaco com olhos fechados e o link direto para fazer o download do app. Não está claro por que o TikTok decidiu criar essa solução como algo à parte.
Uma coisa importante para saber: você só consegue ver os “Nows” dos outros se publicar o seu. Essa é a forma encontrada pelos desenvolvedores para estimular o uso diário da ferramenta, mas limita bastante o acesso dos curiosos.
BeReal é copiado por todos
Instagram e Snapchat também trabalham em recursos similares para valorizar os registros espontâneos. Ambos permitem usar o recurso da câmera de selfie e a traseira para fazer as filmagens, embora não haja os alertas randômicos para fazer isso.
Esse recurso se mostrou bastante popular por valorizar momentos, mas se popularizou quando influenciadores digitais famosos começarem a usá-lo. De lá para cá, muita gente chegou a baixar o BeReal, testar o recurso e abandoná-lo logo em seguida.
Mesmo assim, os concorrentes seguem firmes na proposta de criar uma solução similar, evitando que o BeReal se torne tão popular quanto o Clubhouse fez entre 2020 e 2021. O TikTok Now chegou primeiramente nos Estados Unidos, mas já foi expandido para outros locais, inclusive o Brasil e países europeus.
Trending no Canaltech:
- Jeffrey Dahmer: a história do serial killer que virou série na Netflix
- Criminosos usam novo método para burlar autenticação em duas etapas
- Quanto tempo levaria para “dirigir” até a borda do universo?
- Por que a Geração Z não gosta da linguagem de programação Python?
- O que foi a Guerra das Armaduras e porque ela vai virar série no Disney+?
Fonte: Canaltech