Tecnologia

Tática de desenvolvimento de site de comércio eletrônico B2B: passo a passo

Publicidade



Freepik/pressfoto

O desenvolvimento de sites b2b é um processo complexo com várias etapas. Vamos analisar quais etapas são as mais importantes e o que considerar ao lançar tal solução para o negócio de atacado.

Desenvolvimento de sites b2b: etapas

As etapas de implementação do site b2b que exigirão atenção especial são as seguintes:

  • Procura de uma equipe de desenvolvimento. Este é provavelmente uma das etapas principais para o cliente. A contratação de uma equipe inexperiente geralmente resulta em custos irracionais e na falta do resultado desejado. Ao escolher, você deve prestar atenção ao portfólio de trabalho e cases semelhantes.
  • Elaboração e discussão de especificações técnicas. Nesta fase, é necessário escolher um modelo de negócio e o princípio de rentabilizar o site, definir as suas atribuições e público-alvo. Além disso, é importante escolher o sistema de gerenciamento do site correto e decidir sobre as tecnologias de desenvolvimento.
  • Definição dos principais grupos de usuários e desenvolvimento de cenários para seu comportamento. Basicamente, aqui você precisa pensar sobre as funções básicas de um site b2b para os gerentes do proprietário do site, bem como para fornecedores e clientes.
  • Criação de elementos de navegação e design do projeto. Nesta fase, é necessário envolver os gerentes na discussão e levar em consideração as recomendações dos especialistas em UI/UX.
  • Desenvolvimento MVP — a primeira solução de trabalho que executa uma quantidade mínima de funções do site B2B. Nesta fase, você pode apresentar alguns produtos do catálogo, testar as características de compra com os principais clientes, coletar seus comentários no site.
  • Preencher o site com conteúdo. Esta etapa envolve o envio de um sortimento completo de produtos ao catálogo, com fotos, descrições e características. Você pode complementar o catálogo com produtos com preços, avaliações, materiais de marketing.
  • Identificar problemas, corrigi-los e iniciar um site b2b.

Em todas as etapas da criação de um site b2b, é importante lembrar que é impossível levar em consideração absolutamente tudo antes de iniciar o trabalho. Mesmo o desenvolvimento cuidadosamente pensado exigirá melhorias nas etapas subsequentes, como introduzir novos recursos e oportunidades para fornecedores e compradores. Este é um processo normal. Portanto, logo na fase de seleção da equipe de desenvolvimento, vale a pena discutir primeiro sobre o suporte, revisão e a manutenção do site. Você pode aprender mais sobre o que procurar ao desenvolver um site b2b no blog do AGORA