Conferência anual da Apple para desenvolvedores, a WWDC começa no próximo dia 10 de junho e diversos rumores dão pistas do que podemos esperar do evento. Tudo indica que a Big Tech de Cupertino deverá utilizar grande parte da apresentação para revelar suas soluções em inteligência artificial, com a integração de IA em diversos aplicativos da companhia — como Fotos, Mensagens, Notas e o navegador Safari. No entanto, a empresa não deve anunciar novidades em hardware nesta WWDC.
- O que esperar do iOS 18? | Novos recursos, iPhones compatíveis e mais
- Acordo entre OpenAI e Apple preocupa Microsoft, diz site
Segundo o jornalista da Bloomberg Mark Gurman, em sua newsletter Power On, não haverá menção de novos hardwares no evento, e a Apple deverá focar nas novidades do iOS 18 e nas aplicações práticas de IA para o dia a dia das pessoas. Confira agora um resumo completo do que deve rolar no principal evento da Maçã no primeiro semestre.
WWDC 2024: Apple de vez no mundo IA
De acordo com o jornalista da Bloomberg Mark Gurman, a WWDC 2024 servirá para apresentar a abordagem da Apple para inteligência artificial. No centro dessa estratégia deverá estar o Projeto Greymatter — “um conjunto de ferramentas de IA que será integrado a aplicativos como Safari, Fotos e Notas”, segundo o profissional.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Entre as novidades esperadas, destaca-se a transcrição de arquivos de áudio, recurso útil para estudantes e profissionais que gravam reuniões ou aulas. Além disso, o Spotlight receberá melhorias para buscas mais rápidas e precisas, enquanto a Siri terá interações mais naturais graças aos modelos de linguagem de larga escala da própria Apple.
A empresa da Maçã também deve revelar o seu recurso de “recapitulação inteligente” com IA, que resumirá textos, notificações e outros conteúdos para ajudar as pessoas no gerenciamento de informações. A companhia deve apresentar ainda uma função inédita de IA para gerar emojis com base no contexto de mensagens enviadas pelo usuário.
Os novos recursos de IA serão integrados ao iOS 18 e ao macOS 15, os novos sistemas operacionais que serão apresentados na WWDC. Além disso, a maioria dessas funções será compatível com os aparelhos mais recentes da Apple, especificamente os que foram lançados no último ano.
Processamento de IA: local e na nuvem
Segundo o especialista da Bloomberg, a Apple também vai apresentar na WWDC 2024 a sua abordagem híbrida para o processamento de inteligência artificial.
A proposta da companhia é que tarefas que não demandam muito poder de computação, como sugestões automáticas de texto ou pequenas edições de fotos, terão processamento direto no aparelho das pessoas. Essa opção oferece algumas vantagens, como maior privacidade dos dados, menor latência e a capacidade de executar tarefas mesmo quando não há conectividade com a internet.
Já as operações mais complexas, como transcrição de áudio de longa duração ou análises de dados extensas, serão encaminhadas para a nuvem. A Apple utilizará servidores equipados com chips M2 Ultra para garantir que essas tarefas mais exigentes sejam realizadas de forma rápida e eficiente, sem sobrecarregar os aparelhos dos usuários.
Para determinar onde cada operação de IA deve ser processada, a Apple desenvolve um programa capaz de tomar decisões dinâmicas com base em uma variedade de fatores. Esse programa analisará a natureza da tarefa, a disponibilidade de recursos locais, a qualidade da conexão com a internet e outros elementos para decidir se uma tarefa deve ser executada localmente ou na nuvem.
Melhorias nos apps da Apple
Além das inovações em IA, a Apple deve apresentar melhorias para seus apps na WWDC 2024. No aplicativo Mensagens estão previstos novos ícones, bem como efeitos para palavras individuais (atualmente há efeito apenas para uma mensagem inteira).
Já o aplicativo Fotos deverá ganhar uma interface atualizada para oferecer uma experiência mais intuitiva e simplificada ao navegar e gerenciar imagens. Da mesma forma, o aplicativo Mail receberá melhorias para otimizar a gestão de e-mails.
Além disso, o aplicativo Configurações passará por uma renovação completa e receberá uma interface mais limpa e organizada, bem como melhorias no recurso de pesquisa. O Control Center também será atualizado, com a adição de um novo widget de música e melhorias na operação de dispositivos domésticos inteligentes.
Chatbot: parceria com a OpenAI
Além de apresentar as suas próprias soluções em IA, a Apple ainda deve aproveitar a WWDC 2024 para oficializar uma parceria estratégica com a OpenAI, a dona do ChatGPT. Segundo Gurman, a colaboração permitirá à Apple oferecer o famoso chatbot de forma nativa em seus aparelhos.
Nos últimos meses, a empresa da Maçã iniciou discussões com várias companhias desenvolvedoras de chatbots, incluindo o Google e a Anthropic, em busca de alternativas enquanto suas próprias soluções estão em desenvolvimento. De acordo com o jornalista da Bloomberg, a Apple continua explorando essas opções para não depender exclusivamente dos modelos da OpenAI.
Quando e onde assistir à WWDC 2024?
A WWDC 2024 está agendada para começar no dia 10 de junho, a partir das 14 horas (horário de Brasília). Os interessados podem assistir às apresentações, sessões e eventos especiais através do site oficial da Apple, onde as transmissões ao vivo estarão disponíveis.
Trending no Canaltech:
- Trailer de Venom 3 mata cena pós-crédito de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
- iPhone 16 Pro terá tela com bordas mais finas do mundo, diz rumor
- Homem de Ferro ganha armadura que é uma carta de amor ao sci-fi retrô
- 1º hospital conduzido por IA poderá atender pacientes humanos na China
- BYD traz 5.500 carros para o Brasil em navio gigante para driblar imposto
Fonte: Canaltech