Mundo

Sem coronavírus: estes 10 países não tiveram nenhum caso de COVID-19

Publicidade



Sem coronavírus: estes 10 países não tiveram nenhum caso de COVID-19 - 1

A pandemia da COVID-19 recebeu essa classificação por atingir quase o mundo inteiro, afetando simultaneamente uma alta quantidade de pessoas, em todos os continentes. Porém, ainda existem alguns países que ainda estão livres da doença, sem nenhum caso registrado desde o começo das infecções.

E todos eles possuem outra coisa, além da resistência à COVID-19, em comum: eles estão localizados na Oceania, sendo destino frequente de turistas pelas suas belas ilhas, mares azuis e climas propensos a passeios. São eles:

  • Palau
  • Estados Federados da Micronésia
  • Ilhas Marshall
  • Nauru
  • Quiribati
  • Ilhas Salomão
  • Tuvalu
  • Samoa
  • Vanuatu
  • Tonga

As fronteiras de Palau, um arquipélago com mais de 500 ilhas na Oceania, estão fechadas desde março, impedindo a entrada do coronavírus, e os habitantes estão recebendo apoio governamental, uma vez que o turismo é inexistente neste momento. As visitas de estrangeiros, infelizmente, acabam sendo um fator importante para que hotéis, lojas e restaurantes continuem abertos.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Ainda no Oceano Pacífico, As Ilhas Marshall também estão livre da COVID-19, mas assim como Palau também não está livre dos impactos econômicos, prestes a experienciar o maior rombo econômico desde 1997. Grande parte dos empregos que estão previstos para serem perdidos fazem parte do setor de turismo.

Sem coronavírus: estes 10 países não tiveram nenhum caso de COVID-19 - 2
Vista aérea da região oeste de Samoa (Foto: Anna Vinet/NationsOnline)

Mesmo com todo esse impacto, nem todos esses países pretendem reabrir. Em Vanuatu, que conta com uma população de 300 mil pessoas, a vasta maioria não quer ter que se preocupar com a doença. Len Tarivonda, diretor de saúde pública do país, contou que o desejo é continuar com as fronteiras fechadas, pois o impacto de uma pandemia seria muito mais grave.

Além do turismo, o setor de pescas e embarcações também vem sendo afetado, pois as exigências para se entrar nos países é grande. Navios-contêineres e petroleiros, por exemplo, precisam permanecer no mar por 14 dias antes de entrar, garantindo que ninguém apresente algum sintoma da COVID-19.

Obviamente, por mais que esses países estejam completamente livres do coronavírus, o fechamento de fronteiras e a diminuição do turismo, que costuma ser grande no ano inteiro devido à beleza dos locais, a economia pode trazer problemas graves à população. Porém, o melhor que as autoridades têm a fazer é esperar a vacina, assim como os países que estão com muitos casos da doença.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech