O Campus do Inmetro, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, foi escolhido como sede para o primeiro laboratório de testes para baterias de carros elétricos do Brasil e da América Latina. O local não foi selecionado por acaso, pois já conta, atualmente, com 57 laboratórios de alta tecnologia.
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O memorando de entendimento foi assinado nesta terça-feira (30) por representantes do Inmetro, dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) da PUC-RS e do PNC, órgão de certificação de produtos da Coreia do Sul.
A iniciativa tem como base o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e cada uma das partes envolvidas terá um papel diferente no desenvolvimento do projeto. Em comunicado oficial, o Inmetro informou que seu escopo englobará a cessão do espaço, o treinamento de especialistas, o desenvolvimento de requisitos e o apoio à normalização nacional ou regional, em alinhamento com ABNT e IAAC.
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A PNC, por sua vez, fará uma espécie de ponte com os investidores, além de ajudar no desenvolvimento da certificação com base em experiências adquiridas em outros países. Fechando a trinca, o papel do Labelo/PUC-RS será o de gerenciar o fundo arrecadado, construir o laboratório e comprar os equipamentos.
Estreia
Segundo Marcos Heleno Guerson, presidente do Inmetro, a ideia é que o laboratório inicie suas atividades em 2023. O executivo previu que a frota brasileira de veículos elétricos ou híbridos seguirá em expansão e, dentro dos próximos 15 anos, representará 60% do total de carros em circulação no país.
Guerson também projetou que os valores cobrados por carros híbridos ou elétricos no país, hoje fora da realidade de boa parte da população, tendem a cair à medida em que a tecnologia avança. O executivo disse ainda que o desenvolvimento de baterias para carros elétricos “é crucial para garantir a segurança e o desempenho” dos veículos.
De acordo com o presidente do Inmetro, a demanda mundial por energias renováveis e limpas impulsionará o Brasil para avançar na área: “O Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação vem para reconhecer isso e tentar colocar o setor privado nesta equação. É o que temos aqui hoje: governo, empresa e academia trabalhando juntos pela inovação”.
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Fonte: Canaltech