As TVs modernas estão cada vez mais completas, cheias de aplicativos e serviços de streaming disponíveis. Mas, quando se trata da boa e velha TV aberta, ainda é preciso uma antena para a recepção dos canais. Com isso em mente, trouxe uma lista com as melhores opções de antena digital para comprar em 2022, tanto com opções internas quanto externas, para te ajudar a escolher a melhor para a sua casa.
Nessa lista, separo as opções por categorias para que você possa escolher a que irá te atender melhor em sua casa.
Como escolher uma antena digital para a sua TV
Primeiro, é preciso entender que há dois tipos de antenas digitais: as internas e as externas. Seus nomes já são auto-explicativos, e as primeiras podem ser usadas dentro de casa, perto da TV, enquanto as segundas são instaladas no exterior, geralmente em um local alto, como o telhado da casa.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Além disso, há modelos diferentes de antenas. Principalmente as externas, elas são categorizadas como direcionais, bidirecionais ou omnidirecionais.
As direcionais devem ser apontadas para um local específico para captar o melhor sinal e, geralmente, contam com um alcance maior, já que são focadas em um único ponto. Já as bidirecionais são apontadas para duas direções, mas ainda é necessário escolher o melhor ângulo para a antena.
Por fim, as omnidirecionais não precisam ser instaladas em uma posição específica, já que podem captar o sinal digital vindo de qualquer direção. Por um lado, elas são mais fáceis de ser manuseadas, mas por outro perdem em alcance, já que não oferecem o mesmo desempenho de um modelo direcional.
Também é importante destacar que é necessário um conversor digital para que a antena funcione. A maioria dos modelos de Smart TVs já conta com um sistema integrado para isso, mas modelos mais antigos podem precisar de um equipamento à parte.
Confiabilidade
Para apontar os melhores modelos de antenas, fiz vários testes com modelos internos e externos, tanto na minha casa — que fica em uma região mais afastada e, consequentemente, com sinal mais fraco — quanto em um local mais urbano, que tem bastante recepção.
Também comparei os modelos testados com outras opções disponíveis no mercado brasileiro, levantando as especificações e características de cada modelo estudado para ver a aplicação e funcionamento deles.
Por fim, é importante frisar que cada marca apontada neste texto tem uma boa reputação no mercado brasileiro e já são consideravelmente respeitadas no segmento.
Modelos e tipos de antenas listados
Nesta lista, apresento duas opções de antenas digitais internas que atendem bem à demanda tanto em um local mais afastado quanto em uma região com uma cobertura de sinal digital maior.
Também trago três modelos de antenas externas, sendo uma direcional, uma bidirecional e uma omnidirecional. Dessa forma, você poderá escolher a que te atende melhor dentro das suas necessidades.
Por fim, mostro uma opção mais versátil para você que ainda não sabe como irá utilizar a sua antena e não decidiu se fará a instalação dentro ou fora de casa. Essa opção funciona muito bem tanto como uma antena interna quanto externa e pode ser manuseada de forma mais simples.
Melhor antena digital interna
As antenas digitais internas geralmente contam com um design mais minimalista e podem ser posicionadas ao lado da TV, já que, geralmente, tem uma captação de sinal em todas as direções.
Primeira opção — Aquário DTV-100p
Minha primeira recomendação para uma antena deste tipo é a Aquário DTV-100p. Ela tem um visual bem simples e discreto e pode ficar do lado da televisão, caso prefira. Seu cabo é consideravelmente longo — são dois metros e meio — então se precisar posicioná-la em uma prateleira ou outro móvel distante da TV, é possível.
Suas especificações também não deixam a desejar. A DTV-100p é capaz de captar sinais VHF, UHF, FM, HDTV e 4K. Este último ainda não está disponível para TV aberta no Brasil, mas, quando chegar por aqui, este é um modelo que atenderá essa demanda. Por fim, a DTV-100p funciona com frequências de 470 a 890 MHz.
Segunda opção — Aquário DTV-300
A Aquário aparece nessa lista com um segundo modelo de antena para você usar dentro de casa: a Aquário DTV-300. Ao contrário da primeira, porém, ela não tem a facilidade de poder ser movimentada a qualquer momento.
Em vez disso, a aposta da DTV-300 é na discrição. Este é um modelo que a marca chama de “invisível” porque ele pode ficar mais oculto perto da instalação da TV. Essa antena nada mais é do que três pequenos quadrados que devem ser “colados” na parede e são interligados por fios.
A distribuição de cada um desses quadrados fica ao critério do usuário: eles podem formar um “i” ou “t” para uma captação polarizada, um “y”, um “triângulo” ou em diagonal, para um sinal omnidirecional, ou em “L” para uma busca direcional. A DTV-300 capta sinais DTV, VHF, UHF, FM e 4K e tem frequência de 170 a 698 MHz.
Melhores antenas externas
Como adiantei no começo do texto, as antenas externas estão disponíveis, principalmente, em três tipos diferentes: direcional, bidirecional e omnidirecional. Cada categoria se refere ao formato de busca do sinal: se ela deve ser apontada em uma só direção, para dois pontos ou se não depende de uma posição específica.
Melhor antena direcional — Capte Log 28 Elementos
A Capte Log 28 Elementos se destaca como a melhor antena digital externa em formato direcional. Ela conta com um ótimo alcance e busca sinais UHF, HDTV, FM e 4K. Além disso, ela opera em frequências de 470 a 806 MHZ, tem impedância de 75 Ohms e um ganho de 18 dB.
Seu formato é bem tradicional e ela é muito parecida com aquelas antenas externas de pequeno porte clássicas: são várias varetas de alumínio “espetadas” em um pedaço maior do metal.
Melhor antena bidirecional — One for All SV9454
A One for All SV9454 oferece um design mais sofisticado, para não interferir tanto no visual externo da casa, e se destaca como uma das melhores opções para locais com uma recepção de sinal menor.
Uma das maiores vantagens deste modelo é o ganho de 56 dB — bem acima da média —, além do sistema de amplificação, que permite captar um sinal digital ainda melhor para a TV. Ela faz busca de rede UHF, VHF, FM e HDTV e ainda oferece um sistema para redução de ruídos e tem filtros 3G e 4G para bloqueio de interferências.
Melhor antena omnidirecional — ELG HDTVEX800PLUS
A ELG tem uma ótima opção para quem busca uma antena com captação omnidirecional: a HDTVEX800PLUS. Como ela tem um ganho de 8 dB e alcance de até 60 km, ela é mais indicada para quem mora em uma região não tão afastada e que já tem uma cobertura de sinal minimamente boa.
Já fica então o alerta que, se você mora em um lugar com bastante interferência ou em uma região mais afastada, este pode não ser o modelo ideal para você.
De qualquer forma, caso esteja disposto a pegar este modelo e a localização seja favorável, ela é uma das melhores opções entre os modelos omnidirecionais. Ela pode captar sinais UHF, VHF e HDTV e é de fácil instalação.
Além disso, seu design — assim como o modelo da One for All — é ideal para quem não quer comprometer o visual externo da casa, já que tem uma aparência mais discreta e sofisticada.
Melhor antena versátil — ELG Infinity LOG HD100PLUS
Se você procura uma antena mais versátil, que pode tanto ser utilizada de forma interna quanto externa, a ELG Infinity LOG HD100PLUS é uma excelente escolha.
Essa antena tem um visual muito mais sofisticado, com um design que “imita” o símbolo de infinito — como seu nome já sugere — e cai bem tanto no móvel que a TV fica, quanto em uma parede externa da casa.
A ELG Infinity pode captar sinais HDTV, UHF, VHF e FM, tem busca de rede omnidirecional e funciona com frequências de 170 a 862 MHz. O ganho desta antena é de 10 dB e o alcance de 70 km, então também não é indicada se você mora em uma região com pouca cobertura, mas atenderá muito bem em locais com maior sinal.
Trending no Canaltech:
- Atiradores de teia do Homem-Aranha se tornam realidade — e você pode comprá-los
- Arqueólogos encontram tesouro depois de 366 anos de naufrágio de navio
- Estas são as 4 linguagens de programação favoritas de Elon Musk
- Primeiro teletransporte holográfico internacional é realizado entre EUA e Canadá
- 7 filmes da Netflix baseados em fatos reais
Fonte: Canaltech