A principal diferença entre o Instagram e a versão Beta do aplicativo é que o primeiro é o programa estável já liberado para o público geral, enquanto o segundo funciona como um modelo de testes que oferece recursos de forma prévia a um público restrito. Ambos têm vantagens e desvantagens, sendo direcionados para quem só quer curtir a rede social ou descobrir novas funções antes de elas chegarem a todos.
Enquanto a versão estável do software do Instagram está disponível para qualquer pessoa que quiser fazer o download pelo celular ou tablet, a Beta só pode ser acessada através do sistema de testes do Google — ou seja, apenas no Android.
Qual é o melhor: Instagram normal ou Beta?
Para quem busca conhecer as novidades em primeira mão, a versão Beta do app de rede social da Meta pode ser um “prato cheio”, isso porque ela traz funções muito antes de serem lançadas no programa padrão.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
É comum se deparar com frases como “O Instagram Beta recebe novo recurso” em notícias no Canaltech e se interessar pela novidade, mas ela nem sempre dá as caras para o público comum e por vezes fica meses em testes antes de estrear para todos.
Contudo, por se tratar de um programa de testes, o aplicativo pode sofrer com bugs, instabilidade e problemas diversos que impedem o software de abrir ou de operar corretamente. Esse tipo de “dor de cabeça” dificilmente ocorre na versão estável, que traz mais tranquilidade para quem só quer postar e conferir as publicações de outros usuários.
No geral, não há uma versão melhor do que a outra, pois ambas servem para finalidades distintas. A Beta pode oferecer mais recursos do que a estável, mas também pode entregar defeitos chatos que podem impedir novas publicações. Isso dificilmente ocorre no Instagram padrão, que recebe as atualizações já testadas e em um estado mais confortável. Se o seu objetivo é apenas curtir o app, então é mais interessante ficar longe do Instagram Beta.
Vale a pena usar um app Beta?
Com a popularização dos aplicativos nos telefones, versões Beta desses programas também surgiram, pois são opções importantes que auxiliam os desenvolvedores a testarem novidades.
O WhatsApp é um dos mais populares nesse quesito porque o mensageiro recebe frequentemente atualizações com novas funções. Outros nomes como o TikTok, Discord e Facebook também oferecem modelos de prévia que pedem por cadastros dos interessados.
No fim das contas, tudo se resume à sua vontade. Se quer receber os recursos em formato de prévia antes da maioria das pessoas, então vale experimentar o Beta. Contudo, se não quer encontrar bugs variados no app, pode ser melhor manter o software padrão instalado no seu aparelho.
Além do Instagram, há mais aplicativos que têm versão Beta para instalar no Android e no iOS — vale conhecer cada um.
Trending no Canaltech:
- Assassin’s Creed Mirage está de graça por tempo limitado
- Segundo buraco negro mais perto da Terra é descoberto
- Guerra Civil | Qual a história do polêmico novo filme de Wagner Moura?
- Técnica permite aprender novo idioma durante o sono
- Em quais países o Telegram é mais utilizado?
- Review Lenovo Legion Go | Evolução dos portáteis, mas refém do sistema
Fonte: Canaltech