Apesar de serem desenvolvidos pela mesma empresa e desempenharem a mesma função, que é acessar a rede social, os apps do Facebook (Android | iOS) e o Facebook Lite (Android | iOS) possuem diferenças significativas nas funções disponíveis, espaço que ocupam no celular e no processamento.
O Facebook Lite foi desenvolvido para utilizar menos dados, gastar menos processamento e rodar em modelos de celulares mais básicos. Já o app original do Facebook tem à disposição todos os recursos e funções, além de ter a melhor experiência para os usuários.
- Segurança no Facebook: confira 7 dicas para se manter protegido na rede social
- Como desconectar sua atividade fora do Facebook em sites e apps de terceiros
- Como ativar o modo escuro no Facebook Lite
Mas, se você ainda está na dúvida de qual app baixar no seu celular, confira neste artigo artigo as cinco principais diferenças entre o app original do Facebook e o Facebook Lite.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
1. Disponibilidade de recursos
Uma das principais diferenças entre o app do Facebook e o Facebook Lite está nos recursos disponíveis em cada um deles. O app principal foi desenvolvido para ter todos os recursos e funções da rede social. Já o Lite, por ser mais acessível, acaba tendo menos recursos.
Mas isso não é um problema. Assim como o app do Facebook, o Lite também permite que os usuários façam postagens e acessem o feed de seus amigos, porém, o layout é bastante diferente de um app para o outro. Para manter a acessibilidade, ter baixo processamento e menos uso de dados, alguns recursos visuais precisaram ser sacrificados.
Além disso, um ponto positivo é que a versão leve não exige que os usuários instalem apps extras para utilizar a rede social. Enquanto o app original exige que os usuários instalem um app extra para usar o Messenger, este recurso já vem integrado no Facebook Lite.
A busca do Facebook Lite foi melhorada com o passar do tempo. Agora você pode filtrar a busca por “Publicações”, “Pessoas”, “Grupos”, mas não pode utilizar filtros como “Marketplace” ou “Locais”. Se você utiliza muito estes recursos no Facebook, fique atento ao utilizar a versão mais leve do app.
Após as recentes atualizações do Facebook Lite, os usuários podem visualizar os Stories dos seus amigos e publicar seus próprios. Além disso, o app também permite fazer transmissões ao vivo, mas, com algumas limitações: não é possível adicionar um local, reação ou utilizar filtros.
2. Espaço ocupado no celular
Para muitos usuários que dispõem de espaço limitado em seus celulares, um app que ocupa muito espaço pode realmente ser um empecilho. O app original do Facebook ocupa em torno de 158 MB na instalação, enquanto o app do Facebook Lite ocupa pouco mais que 2,3 MB.
Com o uso constante dos dados de login e armazenado temporário (Cache), o app do Facebook pode atingir mais que 1 GB de espaço. Já o Lite pode atingir pouco mais que 30 MB, valor consideravelmente baixo quando comparado com o app padrão do Facebook.
3. Acesso e uso de dados móveis
Para aqueles usuários que não possuem um plano de dados com o Facebook incluso, o uso de dados do app original pode ser um pouco alto. Além de atualizações e uso de dados em segundo plano, são muitos recursos de vídeo em imagem em alta resolução que podem impactar bastante no uso de dados.
Se este fato for um problema, você pode reduzir a utilização de dados em segundo plano no Android e no iOS para garantir que não utilize seu pacote de dados desnecessariamente.
No Android, basta apenas abrir o menu “Configurações”, clicar em “Apps e notificações”, abrir o app do Facebook, clicar em “Uso de dados” e desabilitar a função “Dados em segundo plano”.
No iOS, basta apenas abrir o app “Ajustes”, selecionar a opção “Geral”, clicar em “Atualizar em 2º plano” e desabilitar o Facebook ou outros apps que possam gastar muito pacote de dados em segundo plano no seu dispositivo.
No entanto, o Lite foi desenvolvido com este propósito. Se a sua preocupação maior é a utilização de dados, o Facebook Lite talvez seja a melhor opção a ser utilizada. E, se você também quiser limitar ainda mais o uso de dados, o app possui este recurso.
Para ativá-lo, acesse o menu do Facebook Lite, role a página e clique em “Utilização de dados”.
Habilite a função “Economizador de Dados”.
Você ainda poderá ver quantos dados gastou nos dias anteriores, para poder avaliar se deve manter ou reduzir o uso do app e poupar dados do seu plano. Também é possível selecionar o intervalo de uma semana, um mês, ou 90 dias para visualizar melhor o consumo.
4. Desempenho e processamento
Um dos grandes pontos fortes do Facebook Lite é que ele foi desenvolvido para utilizar menos memória RAM. Assim, os usuários que possuem celulares mais básicos e com menos poder de processamento, podem ter uma experiência mais fluida do app.
Isso é bastante positivo, pois pode contribuir para que a performance geral do aparelho aumente. Como o app exige menos processamento, a longo prazo, isso pode até aumentar a vida útil dos celulares, pois eles vão acabar consumindo menos bateria.
5. Compatibilidade com modelos antigos de celulares
Além de exigir menos uso de dados, de processamento, outro ponto positivo do Facebook Lite é que ele também é compatível com modelos mais antigos dos sistemas operacionais Android e iOS.
Se seu dispositivo está com versões a partir do Android 4 ou do iOS 9.0, saiba que eles ainda tem suporte para o Facebook Lite. E essa compatibilidade maior é excelente, pois faz com que mais pessoas tenham acesso e utilizem a rede social.
Facebook ou Facebook Lite? Qual escolher?
Apesar de inúmeras diferenças, às vezes, ainda pode haver a dúvida de qual deles utilizar. Um dos pontos principais que pode definir a resposta para essa pergunta é: qual modelo de celular você possui?
Se você possui um celular com baixo poder de processamento, que já está lento, ou vive em áreas com pouco acesso a dados móveis (2G) ou redes Wi-Fi, o Facebook Lite pode ser a melhor escolha para você.
Mas, se você tem acesso a um dispositivo intermediário ou superior, com acesso a redes Wi-Fi ou dados móveis (3G ou 4G), o app original do Facebook pode ser a opção para você utilizar em seu dispositivo.
Além disso, você também pode fazer testes. Baixe um ou ambos no seu celular e veja qual se adapta melhor às suas necessidades. Se o app principal estiver fazendo com que seu telefone trave mais ou está consumindo alto pacote de dados, talvez seja o caso de migrar para a versão Lite da rede social.
Agora que você compreende um pouco mais as diferenças entre o app original do Facebook e o Facebook Lite, pode optar pelo que for melhor para o seu celular, economizando dados, processamento, ou utilizando todo o potencial que a rede social pode oferecer.
Fonte: Canaltech