A Microsoft dá mais um passo na evolução do Windows 11 nesta semana. Membros do programa Windows Insider agora estão recebendo a prévia do SO na versão 22000.71 no canal dedicado a desenvolvedores. O pacote traz novidades interessantes, mas não lá muito grandiosas, além de uma lista imensa de correções de bugs.
- Windows 11 é oficialmente anunciado pela Microsoft
- Instalou o Windows 11 e não gostou? Prazo para voltar ao Windows 10 é curto
- Prévia do Windows 11 ganha 1ª atualização com poucas novidades; veja o que mudou
Talvez a adição mais destacável seja o widget de entretenimento, uma nova janela focada na exibição de filmes de sucesso disponíveis na Microsoft Store. A janelinha deve ser adicionada à bandeja de widgets, acionada a partir de um botão na barra de tarefas.
Utilizadores podem fixar o widget manualmente ao buscar pelo complemento no menu “adicionar widgets”. Contudo, a disponibilidade da função está limitada a alguns países: EUA, Reino Unido, Canadá e França estão entre eles, e o Brasil ficou de fora dessa primeira leva.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
O Explorador de Arquivos também recebeu uma novidade em interface, o chamado SplitButton. Botões incluídos na Faixa de Opções do recurso podem incluir “ganchos” que puxam menus em vez de conter somente ações.
A seção de “Nova pasta”, por exemplo, ganhou um submenu escondido na opção “novo item” — que basicamente é composto pelas alternativas para a criação de um novo arquivo, seja um atalho, documento em texto ou diretório compactado. A novidade pode não agradar a todos, já que distancia ainda mais o usuário de ações básicas, exigindo uns cliques extras para encontrá-las.
Retoques visuais
Em termos visuais, foram duas alterações: o menu de contexto, antes composto por uma cor sólida, agora tem outro material, um pouco mais translúcido dessa vez. A adição faz parte da linguagem de design acrylic (“acrílico”, em português) e não muda em nada a funcionalidade do recurso.
A pré-visualização da barra de tarefas, as conhecidas janelinhas exibidas ao passar o mouse sobre os ícones de programas abertos, também sofreu alterações. Agora, elas devem estar mais condizentes com o visual do SO.
Bugs corrigidos aos montes
A lista de correções de bugs é bem extensa. Só da barra de tarefas foram corrigidos 17 problemas de usabilidade, mas Explorador de Arquivos, widgets, barra de pesquisa e outros recursos também passaram por ajustes.
Os programas fixados na barra de tarefas não devem mais ser abertos ao arrastar seus ícones; a combinação Shift + clique com botão direito do mouse deve acionar um menu de ações diferente; o controle de energia não mais deve indicar o acionamento de economia de bateria por engano; e o menu de alternância de apps (o famoso Alt + Tab) não deve mais ficar preso ao soltar os botões. A lista completa de alterações pode ser conferida no site oficial da Microsoft (em inglês).
Neste acesso antecipado, é normal que erros e bugs aconteçam aos montes — ainda mais no Win 11. O sistema operacional nem tem data de lançamento definida por enquanto, mas a Microsoft afirmou que pretende liberá-lo amplamente no início de 2022.
Atualmente, somente os usuários do programa de testes tem acesso oficial ao SO. A participação nele é gratuita e o processo de cadastro não é nada complicado. Basta você acessar o site do Windows Insider e seguir com o processo de inscrição com sua conta Microsoft.
Trending no Canaltech:
- Cientistas sugerem lançar vários foguetes para desviar asteroides da Terra
- Monetização de Kwai e TikTok é pouco transparente e pode “enganar” usuário
- Celulares à prova d’água: 5 modelos para você escolher
- O céu (não) é o limite | Desviando asteroides no espaço, fotos de Marte e mais!
- Homem-Aranha 3 | Data de lançamento, trailers, o que esperar e mais
Fonte: Canaltech