Ciência & Tecnologia

Prêmio de fotografia de natureza revela as fotos mais incríveis da vida selvagem

Publicidade



Canaltech.

Nesta semana, foram divulgadas as fotos mais incríveis da vida selvagem, selecionadas pela equipe do prêmio BigPicture: Natural World Photography Competition. Entre as fotografias vencedoras, estão imagens que parecem irreais, como uma floresta no México coberta por borboletas ou as milhares de luzes produzidas por vaga-lumes no Japão.

Organizado pela California Academy of Sciences (EUA), o prêmio de fotografia da natureza tem como missão celebrar a diversidade da vida na Terra, mas também busca despertar as pessoas para a importância desses habitats e modos de viver pouco conhecidos.

A seguir, confira as fotografias sobre a vida selvagem vencedores do prêmio nas oito categorias estabelecidas: 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Grande Prêmio

A grande vencedora do concurso é a fotografia intitulada “A Floresta das Monarcas”, que levou para a casa o prêmio máximo de 5 mil dólares (cerca de 27,5 mil reais). O espanhol Jaime Rojo retratou um bando com milhares de borboletas da espécie Danaus plexippus descansando, após a longa migração do Canadá e dos EUA para o México.

Prêmio de fotografia seleciona as imagens mais incríveis da natureza, como floresta coberta por borboletas (Imagem: Jaime Rojo/BigPicture Natural World Photography)

As borboletas-monarcas sobrepostas dão uma textura única para a floresta localizada no estado mexicano de Michoacán. Apesar da aura mágica do clique, a intensidade dessas migrações está diminuindo anualmente por causa das mudanças climáticas, do desmatamento e do excesso de pesticidas. 

Vida Aquática

O fotógrafo canadense Shane Gross tem se dedicado à observação dos girinos da espécie Anaxyrus boreas. Os futuros sapos se protegem no fundo do lago, localizado na Ilha de Vancouver durante à noite, mas sobem para a superfície todas as manhãs em busca de alimentos.

Vida Terrestre

No deserto do Thar, também conhecido como Grande Deserto Indiano, a cobra da espécie Psammophis schokari foi flagrada, enquanto estava emaranhada no arbusto phog (Calligonum polygonoides), ameaçado de extinção. A fotografia foi feita pela indiana Hema Palan.

Foto no deserto do Thar captada cobra camuflada (Imagem: Hema Palan/BigPicture Natural World Photography)

Vida Aérea

O fotógrafo suíço Franco Banfi registrou os grandiosos gansos-patola (Morus bassanus) nas Ilhas Shetland, na Escócia, enquanto buscavam um “lanchinho”.

Tão grandes quanto um albatroz, essas aves têm uma envergadura de quase 2 m e são excelentes mergulhadores. A espécie pode mergulhar a uma profundidade superior a 20 m em busca de peixes.

Gansos-patola mergulham em busca de peixes na Escócia (Imagem: Franco Banfi/BigPicture Natural World Photography)

Paisagens Naturais

Para o fotógrafo sul-africano Geo Cloete, foi necessário estudar e observar por anos o comportamento das anêmonas-de-poça-de-areia (Bunodactis reynaudi) na Península do Cabo, na África do Sul.

Isso porque a espécie é exuberante e colorida, como foi possível retratá-la, apenas quando vão se alimentar de mexilhões e moluscos.

Com explosão de cores, anêmonas surpreendem na África do Sul (Imagem: Geo Cloete/BigPicture Natural World Photography)

Natureza e Arte

Todos os anos milhares de visitantes chegam à cidade de Yamagata, no Japão, para observar o espetáculo luminoso proporcionado pelos vaga-lumes-japoneses (Luciola parvula) no verão, que é a temporada de reprodução. São os machos que emitem luz para “cortejar” as fêmeas.

Para captar esse momento, o fotógrafo japonês Kazuaki Koseki fez a foto de longa exposição, que dá a ideia de movimento para essas luzes vivas.

Vaga-lumes atraem turistas no verão, durante a temporada de reprodução (Imagem: Kazuaki Koseki/BigPicture Natural World Photography)

Natureza Humana

Nas terras ancestrais da tribo do Vale Hoopa, que habita o estado norte-americano da Califórnia, o fogo é usado de forma controlada como força renovadora.

A comunidade queima partes da floresta, estimulando o renascimento das árvores. É este momento que a fotógrafa norte-americana Maddy Rifka registra. E, apesar das roupas de bombeiro, é um membro da comunidade que provoca o incêndio. 

Tribo dos EUA usa fogo como forma de renascimento (Imagem: Maddy Rifka/BigPicture Natural World Photography)

Perspectivas Incomuns

As paisagens congelantes do Alasca, entre os EUA e o Canadá, são tão inabitadas quanto os desertos mais escaldantes. Diante da raridade de formas de vida, o fotógrafo canadense Pedro Mather busca registrar as poucas espécies que sobrevivem em temperaturas tão baixas, como ursos, caribus, raposas e lobos.

Como vestígios “fantasmas” da vida animal, ele sobrepõe imagens raras, feitas com a técnica de exposição longa, de lobos.

Lobos são flagrados nas planícies congeladas do Alasca (Imagem: Pedro Mather/BigPicture Natural World Photography)

Trending no Canaltech:

  • Vídeo mostra tribo isolada se aproximando de áreas de extrativismo na Amazônia
  • Fóssil de tatu gigante comprova presença humana na América do Sul há 21 mil anos
  • X-Men | Quem são e quais os poderes dos novos alunos mutantes de 2024?
  • Recuperação de alguns sistemas pode demorar, diz CEO da CrowdStrike após apagão
  • Apagão: aeroportos atuam “à moda antiga” pelo mundo; veja relatos
  • CrowdStrike, tela azul e Windows: entenda apagão cibernético desta sexta

Fidel Forato , Canaltech.

Fonte: Canaltech..

Thu, 18 Jul 2024 17:35:00 -0300