Tecnologia

Positivo lança servidores Supermicro com novos Intel Xeon de 4ª geração

Publicidade



Positivo lança servidores Supermicro com novos Intel Xeon de 4ª geração - 1

A Positivo Servers & Solutions, braço da companhia brasileira dedicado a servidores e infraestrutura de TI, anunciou que vai começar a fabricar no Brasil os recém-apresentados servidores da família X13 da Supermicro, umas das principais fornecedoras de servidores do mundo. As máquinas terão fabricação local e chamam atenção por já utilizarem a nova família de processadores Intel Xeon de 4ª geração, podendo ser configuradas com até 256 núcleos e ainda funcionar sem RAM nas versões com CPUs Max Series.

O lançamento integra a linha de servidores de alta densidade BigTwin da Supermicro, com duas unidades de espessura (2U), atendendo especificamente pelo modelo SuperServer SYS-221BT-HNTR. O destaque é a presença dos processadores Intel Xeon Scalable de 4ª geração, codinome Sapphire Rapids, que além de trazer novos núcleos com 15% mais desempenho e redução de consumo de 70 W por CPU em comparação à 3ª geração, embarcam aceleradores dedicados a turbinar tarefas como Inteligência Artificial e acesso ao armazenamento.

Positivo lança servidores Supermicro com novos Intel Xeon de 4ª geração - 2
Com fabricação no Brasil, o novo servidor da Supermicro é equipado com CPUs Intel Xeon de 4ª geração, trazendo potência para tarefas como IA e computação na nuvem (Imagem: Divulgação/Intel)

Além das CPUs convencionais, são oferecidas as soluções da Max Series, equipadas com até 64 GB de memória HBM2E integrada. Esses modelos trazem maior flexibilidade ao permitir que a memória adicional atue como cache extra de altíssima velocidade para o processador, como um acelerador para a memória principal do sistema ou mesmo como a própria memória do sistema, eliminando a necessidade de compra de RAM e reduzindo custos.


Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.

Cada um dos servidores possui 4 nós de computação independentes, configuráveis com até 2 CPUs cada para um total de 8 processadores, levando o sistema a oferecer alta densidade por trazer até 256 núcleos e 512 threads em uma máquina 2U. A comunicação entre eles é garantida por uma interface que atinge os 400 Gbps em cada nó, enquanto a alimentação fica a cargo da fonte de 3.000 W com redundância, espessura de 1U e certificação 80 Plus Titanium, de mais de 96% de eficiência energética.

Positivo lança servidores Supermicro com novos Intel Xeon de 4ª geração - 3
Com 4 nós de computação, o Supermicro SuperServer SYS-221BT-HNTR oferece até 256 núcleos de CPU e suporta ambientes com temperaturas de até 35 ℃ (Imagem: Reprodução/Supermicro)

Apesar da alta potência, o SuperServer SYS-221BT-HNTR teria um chassi otimizado para funcionar com temperaturas controladas mesmo em ambientes que atinjam os 35 ℃, e há possibilidade de adquiri-lo com resfriamento líquido para maior segurança, especialmente nas configurações mais robustas. Segundo a Positivo Servers & Solutions, com as melhorias e recursos oferecidos, o custo total de propriedade (TCO, os gastos totais tidos durante a vida útil do servidor) teria uma redução de 52% a 66% dependendo do uso.

Também colabora nesse ponto a fabricação local, realizada na unidade da Positivo em Manaus, no Amazonas. Como é costume para esse tipo de produto, preços de venda não chegaram a ser divulgados, sendo necessário fazer um orçamento. Dito isso, o comunicado de lançamento cita que o novo servidor está posicionado como uma solução intermediária, cujos valores geralmente ultrapassam os US$ 25 mil (~R$ 125 mil).

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech