Alguns aplicativos oferecem curtidas rápidas para as publicações de sua conta no Instagram em troca de dinheiro ou do acesso à conta. Apesar da promessa de ajudar a viralizar o post, a medida não é exatamente segura e pode, inclusive, resultar no banimento do perfil na rede social.
- Ação bloqueada | Entenda porque o Instagram está limitando você
- O que fazer se eu não conseguir entrar no meu Instagram?
Por que evitar de aplicativos de curtidas no Instagram
O Canaltech lista três motivos principais para você não adotar a prática e recorrer a apps que prometem aumentar as curtidas ou seguidores.
1. É contra os termos de uso
Usar aplicativos de terceiros para adulterar as métricas no Instagram com bots vai contra as Diretrizes da Comunidade da rede social — nesse caso, a plataforma identifica a ação como uma “conta que gera atividade não autêntica”.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–
Vale lembrar que qualquer violação dos termos de uso pode causar prejuízos para a conta, como a limitação do alcance e das interações no perfil. Nos casos mais graves, a rede social pode até desativar e encerrar o perfil.
2. Pode expor seus dados
O Instagram não tem controle sobre as plataformas de terceiros que acessem a sua conta, portanto não é possível descobrir o que elas vão fazer com os seus dados pessoais. Isso gera um grande risco de privacidade, pois na maioria dos casos o aplicativo de curtida tem acesso às suas credenciais e informações privadas do perfil.
A rede informa que apps do tipo podem publicar em seu nome e até ver mensagens diretas, por exemplo. Além da exposição dos próprios dados, a medida ainda pode colocar outras pessoas próximas em risco.
3. Não traz resultados reais
No fim das contas, inflar as curtidas de forma artificial não vai trazer benefícios ao perfil: o Instagram pode deletar os bots que interagem com a publicação e reduzir os likes rapidamente. Além disso, essas contas não trazem nenhuma interação real capaz de projetar o perfil para alcançar uma nova audiência por lá.
Imagine o seguinte cenário: uma conta de uma empresa decide comprar curtidas e seguidores e rapidamente aumenta os números de interações. Os perfis que interagem são bots e não pessoas reais, então a empresa não recebe a interação de potenciais clientes ou pessoas interessadas no negócio — além, é claro, de perder dinheiro e correr o risco de ter a conta banida.
Usei algum app do tipo, e agora?
Se você usa alguma plataforma que promete ganhos na rede, ainda dá tempo de reverter a situação. Primeiramente, tente abrir a plataforma que você usou e pedir para excluir o seu login por lá; depois, a solução é trocar a senha do perfil no Instagram e remover o acesso dos apps de terceiros na rede da Meta.
Trending no Canaltech:
- WhatsApp libera visual verde para mais gente e recebe críticas
- Pico da chuva de meteoros Líridas começa no domingo (21)
- Capitão América 4 | McDonald’s Brasil vaza Hulk Vermelho e vilã do filme
- Assassin’s Creed Mirage está de graça por tempo limitado
- Google e Alura lançam curso gratuito sobre IA Gemini
- Os 20 melhores filmes de terror da nova geração
Fonte: Canaltech