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Pokémon: fraquezas e resistências de cada tipo

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Pokémon: fraquezas e resistências de cada tipo - 1

Como um bom RPG feito no Japão, Pokémon tem uma série de mecânicas que mexem com a dinâmica das batalhas. Uma das mais clássicas da franquia, presente desde os jogos de estreia, é a tipagem dos Pokémon, que determina a fraqueza, resistência e até a ineficiência de ataques em uma luta.

Os tipos são propriedades aplicadas aos Pokémon e também aos ataques dos monstrinhos, seja nos jogos de console ou até nas aventuras derivadas como Pokémon GO. Pikachu, por exemplo, é do tipo elétrico e possui ataques dos tipos normal, elétrico e aço. Atualmente existem 18 tipos, cada um com uma relação própria de fraquezas e resistências.

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Totod os tipos de Pokémon que atualmente existem na franqua. (Imagem: Montagem/Canaltech/The Pokémon Company)

Os ataques em uma batalha Pokémon variam em eficácia dependendo do tipo de movimento realizado e o tipo do alvo. Existem três categorias de eficácia, que determinam a quantidade de dano aplicado ao adversário:


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  1. Golpes super efetivos (Supereficaz): quando o tipo do Pokémon tem fraqueza contra o tipo do ataque recebido, o dano do golpe é dobrado.
  2. Golpes não muito efetivos: quando o tipo do Pokémon tem resistência contra o tipo do ataque recebido, o dano do golpe é amenizado.
  3. Golpes não efetivos: quando o tipo do Pokémon tem imunidade contra o tipo do ataque recebido, o dano é zerado.

A maior parte deles foram introduzidos na primeira geração, quando eram baseados em elementos clássicos da natureza, como Fire (Fogo), Grass (Grama) e Water (Água). As tipagens Dark (Sombrio) e Steel (Metal) foram introduzidos na Geração II, enquanto o tipo Fairy (Fada) foi adicionado na Geração VI.

Confira as relações de fraquezas e resistências de Pokémon:

Tipo Fraqueza Resistência Imune
Water (Água) Electric (Elétrico); Grass (Planta) Steel (Aço); Water (Água); Fire (Fogo); Ice (Gelo)
Fire (Fogo) Water (Água); Rock (Pedra); Ground (Terrestre) Steel (Aço); Fairy (Fada); Fire (Fogo); Ice (Gelo); Bug (Inseto); Grass (Planta)
Grass (Planta) Fire (Fogo);
Bug (Inseto); Flying (Voador)
Water (Água); Electric (Elétrico); Grass (Planta); Ground (Terrestre)
Steel (Aço) Fire (Fogo); Fighting (Lutador); Ground (Terrestre) Steel (Aço); Dragon (Dragão); Fairy (Fada); Ice (Gelo); Bug (Inseto); Normal; Rock (Pedra); Grass (Planta); Psychic (Psíquico); Flying (Voador)
Dragon (Dragão) Dragon (Dragão); Fairy (Fada); Ice (Gelo) Electric (Elétrico); Fire (Fogo); Grass (Planta); Water (Água)
Fairy (Fada) Steel (Aço); Poison (Venoso) Fighting (Lutador); Bug (Inseto); Dark (Sombrio)
Ghost (Fantasma) Ghost (Fantasma); Dark (Sombrio) Bug (Inseto); Psychic (Psíquico) Fighting (Lutador); Normal
Ice (Gelo) Steel (Aço); Fire (Fogo); Fighting (Lutador); Rock (Pedra) Ice (Gelo)
Bug (Inseto) Fire (Fogo); Rock (Pedra); Flying (Voador) Fighting (Lutador); Grass (Planta); Ground (Terrestre)
Normal Fighting (Lutador) Ghost (Fantasma)
Rock (Pedra) Steel (Aço); Water (Água); Fighting (Lutador); Grass (Planta); Ground (Terrestre) Fire (Fogo); Normal; Poison (Venoso); Flying (Voador)
Psychic (Psíquico) Ghost (Fantasma); Bug (Inseto); Dark (Sombrio) Fighting (Lutador); Poison (Venoso)
Dark (Sombrio) Bug (Inseto); Fairy (Fada); Fighting (Lutador) Dark (Sombrio); Ghost (Fantasma) Psychic (Psíquico)
Ground (Terrestre) Water (Água); Ice (Gelo); Grass (Planta) Rock (Pedra); Poison (Venoso) Electric (Elétrico)
Poison (Venoso) Psychic (Psíquico); Ground (Terrestre) Fairy (Fada); Bug (Inseto); Fighting (Lutador); Grass (Planta); Poison (Venoso)
Flying (Voador) Electric (Elétrico); Ice (Gelo); Rock (Pedra) Bug (Inseto); Fighting (Lutador); Grass (Planta) Ground (Terrestre)

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Fonte: Canaltech