O Google reforçou os requisitos para publicar aplicativos para Android na Play Store: agora, novos desenvolvedores com uma conta individual precisam testar o software com pelo menos 20 pessoas diferentes em até duas semanas antes da publicação na loja. A empresa informa que as medidas visam aumentar a qualidade dos produtos oferecidos.
- Contra malware, Android vai escanear apps instalados fora da Play Store
- Android vai facilitar desinstalação de apps baixados em outro aparelho
“[As regras] vão permitir que os desenvolvedores testem os apps, identifiquem problemas, recebam feedback e garantam que tudo está pronto antes do lançamento”, informa a Gigante de Mountain View em nova oficial.
Para facilitar esse processo, o Play Console (plataforma usada para os testes) ficou mais flexível e permite que os desenvolvedores escolham os próprios prazos para completar a verificação das contas — antes, a data limite era estipulada pelo próprio Google. Desenvolvedores têm até o dia 29 de fevereiro de 2024 para incluir um deadline ou a plataforma estabelecerá uma data automaticamente.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
A equipe por trás do Android ainda reforça que apps e jogos que usam as ferramentas antes da publicação conseguem ter até três vezes mais instalações do que os que não usam.
Apesar de não apresentar muitas mudanças para grandes empresas desenvolvedoras, que já possuem outras regras de verificação, as novidades podem ser úteis para programadores independentes que desejam lançar aplicativos para o sistema operacional. A nova bateria de testes pode garantir resultados de maior qualidade na Play Store e tem o potencial de ampliar o engajamento com as ferramentas.
Google quer ampliar a análise de apps
Além dos novos requisitos, a empresa mencionou que a equipe de análise vai dedicar maior tempo para verificar aplicativos enviados à Play Store com o objetivo de evitar fraudes e programas maliciosos. Isso significa que alguns processos ficarão mais demorados, especialmente com os softwares voltados para crianças ou que exigem muitas permissões do dispositivo.
Play Store apresenta mais recomendações
Por fim, o Google ainda apresentou algumas medidas para aprimorar as sugestões personalizadas de aplicativos na loja oficial do Android: a plataforma traz informações caso um app não consiga ter a melhor performance num dispositivo específico, como um tablet ou relógio, além de informar mais conteúdos regionais para cada usuário.
Recentemente, a Play Store também recebeu um novo selo para indicar VPNs recomendadas na loja — a marcação informa que o aplicativo foi aprovado em testes de órgãos independentes e atende a requisitos de segurança e privacidade.
Trending no Canaltech:
- Orcas afundam iate na costa do Marrocos em apenas 45 minutos
- Surucucu-pico-de-jaca, a cobra mais peçonhenta das américas
- Anatel lacra 112 mil produtos em centro de distribuição da Multi
- 🚨MUITO BARATO | Galaxy S23 Ultra está em ótima oferta para estudantes
- Rival de Uber e 99, app Garupa contrata motoristas em regime CLT
- Os melhores celulares até R$ 2.000 para a Black Friday
Fonte: Canaltech