.
O Brasil tem um dos 100 supercomputadores mais rápidos do mundo. É o supercomputador Santos Dumont, uma máquina de alto desempenho, considerada a mais eficiente da América Latina, capaz de realizar 20 quatrilhões de operações por segundo.
Ele é formado por um conjunto de computadores e opera com alta velocidade de processamento e grande capacidade de memória. Durante o pico da pandemia de covid-19, em 2020, ele chegou a auxiliar pesquisadores no sequenciamento do coronavírus.
Recentemente, o supercomputador, que está instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, recebeu novos equipamentos, por meio de um projeto de cooperação com a Petrobras, para aumentar a sua capacidade.
Essa modernização representa um marco importante, permitindo que pesquisadores realizem simulações e análises de forma mais eficiente, explica o professor Antônio Tadeu, tecnologista do LNCC. Ele reforça que escolas interessadas em levar alunos para conhecer o supercomputador devem entrar em contato com o Laboratório Nacional de Computação Científica.
O plano de expansão do Santos Dumont faz parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, que busca colocar o país na vanguarda do uso de tecnologia e inteligência artificial, promovendo desenvolvimento tecnológico.
edgard.matsuki , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Thu, 02 Jan 2025 15:57:22 +0000