Ciência & Tecnologia

Pesquisa & inovação : Serviço Geológico alerta para possibilidade de inundações no Amazonas

Publicidade



.

O Primeiro Alerta de Cheias do Amazonas, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil, indica que algumas cidades do Amazonas podem sofrer, mais uma vez, com um cenário de inundação por causa de uma possível cheia em 2025.

Atualmente, segundo a Defesa Civil, 28 municípios estão em situação de normalidade; 8 em atenção; e 23 em alerta, com destaque para os rios Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões.

As previsões apresentadas, com antecedência de 75 dias para o pico da cheia, servem como apoio para as equipes de prevenção, como a Defesa Civil, nos municípios de Manaus, Manacapuru, Itacoatiara e Parintins, onde vivem mais de 2,3 milhões de pessoas.

Nesse primeiro levantamento, para Manaus, a previsão é de 80% para que o Rio Negro varie seu nível entre 27 metros e 29 metros; sendo que chega a 98% a previsão para que o rio atinja a cota de inundação na capital do Amazonas, que é de 27,5 metros.

Já em Manacapuru, também localizado na região metropolitana de Manaus, a previsão também é de 98% para que o rio atinja a cota de inundação, que é de 18,2 metros, com uma probabilidade de 42% de inundação severa que é quando o Solimões chega a 19,60 metros.

Em relação ao Rio Amazonas, a probabilidade de ele atingir a cota de inundação na cidade de Itacoatiara é de 76%, com 14 metros; e a chance de ultrapassar esta marca é de 61%.  Já em Parintins, também cortada pelo mesmo rio, chega a 80% a probabilidade que o Amazonas atinja a cota de inundação, que é de 8,43 metros.

Além deste primeiro alerta, o Serviço Geológico do Brasil emite mais outros dois: um segundo, com 45 dias; e um último aviso, 15 dias antes da cheia.


akemi.souza , .

Fonte: Agencia brasil EBC..

Mon, 31 Mar 2025 15:26:22 +0000