.
O Rio de Janeiro sediará o Prêmio Earthshot 2025. A premiação, criada pelo príncipe William em 2020, se tornou uma das mais importantes do mundo na área ambiental. William é o filho mais velho do rei Charles III, do Reino Unido.
Essa é a primeira vez que um país da América do Sul sedia o Earthshot. O prêmio é concedido a pessoas ou organizações por suas contribuições ao meio ambiente. Segundo os organizadores, o objetivo é apoiar e homenagear “aqueles que transformam ideias ousadas em soluções reais para reparar nosso planeta”.
Seis pontos da capital fluminense serão iluminados de verde, na noite desta sexta-feira (4), para celebrar a escolha da cidade: o Museu do Amanhã, os Arcos da Lapa, a Cidade das Artes, o Terminal Gentileza, a Igreja da Penha e o Museu de Arte Moderna (MAM).
O anúncio da escolha foi feito por William em um vídeo divulgado na página da premiação. “Acho que o Brasil realmente personifica onde o prêmio precisa chegar. A cultura do Brasil, o fato de termos a COP30 lá. Precisamos de otimismo urgente agora mais do que nunca e acho que o Brasil resume isso”, afirmou.
A cerimônia do Prêmio Earthshot 2025 ocorrerá em novembro, mesmo mês da Conferência das Partes (COP 30), convenção anual da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, que será realizada em Belém (PA).
O Prêmio destacará 15 soluções ambientais, com cinco vencedores que receberão um milhão de libras cada. Inovadores, investidores, filantropos e líderes ambientais de diversas partes do mundo estarão presentes na cerimônia.
paulliny.tort , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Fri, 04 Apr 2025 22:02:13 +0000