.
Os próximos dias terão chuvas concentradas e em maior volume na região conhecida como Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Nesta sexta-feira (11/4), as chuvas que estavam concentradas no sul da Bahia já avançam em direção ao interior dos demais estados dessa região e devem seguir este mesmo cenário pelo menos até o dia 15, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão é de que uma zona de convergência intertropical também estará atuando com mais intensidade nestes dias. A faixa de nuvens e chuvas intensas, que circula próxima à linha do Equador, quando se desloca pode provocar desde secas prolongadas até períodos de chuvas intensas. Por isso, a zona de convergência será responsável justamente pelas chuvas fortes na faixa norte e leste da região Nordeste, principalmente em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará. Com intensidade também no centro-sul da Bahia, incluindo a região do Recôncavo Baiano e a capital, Salvador.
Com o deficit pluviométrico registrado nos meses do verão no Matopiba, a oferta de chuva será bem-vinda porque favorece os cultivos de algodão e os plantios de segunda safra de milho no Tocantins e no Maranhão. No interior maranhense, inclusive, as lavouras de milho estão no período de floração e as de algodão entrando na fase de formação das maçãs, que é quando a fibra já começa a ser produzida para colheita posterior.
Já no Piauí e no oeste baiano, além de favorecer as safras agrícolas, as chuvas podem ajudar as cidades que ainda estão em condição de restrição hídrica, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
rilton.pimentel , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Fri, 11 Apr 2025 13:28:28 +0000