.
Um enorme incêndio atinge a mata da região da Chapada Diamantina, na Bahia, desde essa quinta-feira (27), nas áreas próximas ao Mucugezinho, Serra dos Brejões e Morro do Pai Inácio, perto do Parque Nacional da Chapada e da cidade vizinha, Palmeiras. Mais 20 bombeiros e um helicóptero foram enviados, nesta sexta-feira, à região para ajudar no combate às chamas que avançam rapidamente pela vegetação seca.
Moradores locais postaram vídeos nas redes sociais mostrando o avanço do fogo. Não há notícias de feridos, nem de pessoas obrigadas a deixarem suas casas.
Vinte e cinco bombeiros e dois aviões já atuam na área há dois dias no combate ao incêndio florestal. Brigadistas voluntários e do ICMBio também dão apoio ao combate as chamas.
Desde o início da semana, o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia avalia os focos ativos na região, para otimizar o tempo de resposta. Como as áreas são muito íngremes, há dificuldade para os brigadistas se deslocarem por terra. A atuação dos bombeiros, em áreas próximas e casos de focos de incêndio isolados, vêm ocorrendo nas últimas duas semanas.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a Bahia é o segundo estado que mais apresenta focos de incêndio nas últimas 48 horas, ficando atrás apenas de Roraima.
Em nota, o ICMBio informa que o incêndio foi controlado no parque na madrugada desta sexta-feira, mas ainda não na Área de Proteção Ambiental.
Ainda de acordo com a nota, apesar desta época ser período de chuvas na Bahia, as precipitações seguem abaixo do esperado. E a falta de chuvas e as fortes temperaturas foram o principal fator para propagação do incêndio.
*Com produção de Dayana Vitor.
liliane.farias , .
Fonte: Agencia brasil EBC..
Fri, 28 Mar 2025 18:27:06 +0000