Ciência & Tecnologia

Parceria entre Quantum e Neymar leva campanha à TV, à web e aos estádios

Publicidade



Duas marcas que inovam e são a cara do público interessado no comportamento jovem estão juntas nos gramados. A Quantum, fabricante brasileira de dispositivos móveis, e Neymar Jr, atacante do Barcelona e um dos maiores jogadores de futebol do mundo, firmam parceria que vai mostrar aos amantes de inovações tecnológicas mobile os benefícios da marca. A campanha está presente no ambiente digital e também em partidas de futebol nos principais torneios nacionais e nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, transmitidos por dois canais da TV aberta e seis da TV por assinatura. Com o mote Como assim você não conhece a Quantum?, a campanha chama a atenção dos torcedores para que descubram o que é ser smart com a Quantum, ou seja, para que estejam sempre conectados, gostem de tecnologia, valorizem o comportamento jovem e estejam atentos a estilos e tendências. Mais importante, visa atrair quem gosta de fazer escolhas inteligentes e esteja interessado em pagar um preço justo pela tecnologia avançada.

A ideia da campanha foi desenvolvida durante seis meses com o intuito de lançar um desafio ao público, conforme explica o diretor da Quantum, Marcelo Reis: “como uma marca que prioriza a inovação, decidimos lançar uma campanha que convida e atrai a atenção do público de uma forma diferente. Ao invés de pedir para conhecer a Quantum, questionamos o consumidor e o chamamos para se aproximar da marca que até mesmo um grande astro do futebol mundial já conhece. Esse espírito de chegar na frente faz parte da personalidade da Quantum”, destaca.

A escolha de entrar no futebol aconteceu por se tratar de um esporte que circula por todas as classes sociais, o que traz uma frequência maior de inserções no cotidiano do consumidor. “Em nossos estudos, ficou claro que falaríamos com grande parte por meio do esporte, mas pensamos que a publicidade somente em placas de campo não seria suficiente. Quando surgiu a possibilidade de parceria com Neymar não tivemos dúvidas que seria um gol de placa”, comenta Marcelo. Assim como o atacante aparece publicamente com seus amigos, nas campanhas da Quantum o público pode ver grupos de amigos usando os smartphones da marca, um convite para que, assim como o jogador, os clientes sejam influenciadores em seus círculos de relacionamento.

De acordo com Marcelo, a parceria possibilita a aplicação de diretrizes da marca na divulgação e aproximação tanto com o público consumidor quanto com os parceiros comerciais. “Este acordo está 100% alinhado ao nosso foco de trabalho desde o lançamento da Quantum, há um ano e meio. Trabalhamos para estar próximo do consumidor e também ampliar o relacionamento com varejistas, junto da parceria com influenciadores na divulgação dos produtos e da marca no universo digital e a exploração de novas mídias no lançamento dos nossos produtos. Isto é fazer marketing 360”, diz.


Presença em campo

Como patrocinadora oficial da Copa do Brasil, os torcedores podem ver a campanhas publicitárias da Quantum com Neymar nos jogos do torneio, que teve as primeiras partidas das oitavas de final realizadas no mês de abril, com dezesseis equipes na disputa pelo título. A marca de celulares também está presente em letreiros de LED e placas de campo estáticas nas categorias sub 20 e sub 17 da Copa do Brasil, nas séries B e C do Campeonato Brasileiro e nas Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo Rússia-2018.

São quase mil transmissões televisivas com a presença da Quantum ao lado do jogador brasileiro e disponível para um grande público de torcedores durante o ano. A marca estará presente em jogos transmitidos pela Rede Globo, SporTV, PremiereFC, Esporte Interativo, Foz Sports, ESPN, TV Brasil e RedeTV!. Serão cerca de 83 mil exposições, o que representa aproximadamente 100 horas da marca com esse total de transmissões. Para se ter uma ideia da importância dessas transmissões, nas séries B e C estão alguns dos clubes que tiveram maior média de público em 2016 na comparação com todos os participantes das quatro séries da competição, como é o caso de Bahia, com média de mais de 17 mil torcedores por jogo, que garantiu vaga na série A para 2017.

Outras ações vão acontecer nos pontos de venda. Serão colocados em exposição imagens do jogador em tamanho real para que o público possa tirar selfies. Também serão utilizadas placas e pôsteres nas lojas, assim como imagens em vitrines e balcões. Anúncios Wobbler em prateleiras, anúncios mobile e display em acrílico, além de adesivos e papeis de parede de telas para smartphones da Quantum são outras táticas para chamar atenção do público. Anúncios em encartes, capas de revistas e páginas de revistas completam o leque de ações de divulgação para PDVs.