Os carros estão cada vez mais tecnológicos e conectados, como se fossem verdadeiros smartphones e computadores sobre quatro rodas. E com o avanço desses produtos, é natural que muitas facilidades comecem a surgir, como itens de entretenimento e conforto totalmente automatizados e alinhados com o que há no mundo fora do automóvel. Mas e se te disséssemos que, um dia, você terá de pagar para usar, por exemplo, o sistema de resfriamento dos bancos ou até mesmo a câmera de ré? Bem, é para esse caminho que a indústria pode estar indo.
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Muitas empresas já oferecem atualizações over-the-air para seus carros. Tesla, BMW, Mercedes e Volkswagen, por exemplo, usam desse expediente quando precisam modificar alguma coisa no veículo, seja para atualizar alguma calibração de motor e suspensão ou até mesmo a equalização do sistema de som. Isso, claro, tem um custo e as montadoras vão se aproveitar disso.
Alguns analistas de mercado têm observado esse movimento, sobretudo na Alemanha. A Volkswagen, por exemplo, está investindo pesado em carros mais tecnológicos por lá, como a linha ID de veículos elétricos. Segundo o Automotive News, a montadora deve implementar um sistema de atualização online para esses veículos que deve cobrar para “desbloquear” algumas funções dentro dele, ou até mesmo lançar planos de assinatura.
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Isso pode acontecer, por exemplo, com os pacotes de segurança semiautônomos. Com as plataformas já preparadas para ativarem essa série de funcionalidades, bastaria o proprietário do carro passar seu cartão de crédito na central do veículo e comprar o pacote imediatamente.
Aqui no Brasil isso já acontece, mas em menor escala. A General Motors, por exemplo, foi a primeira empresa a trazer conexão Wi-Fi nativa para todos os seus veículos. Isso, porém, só é possível mediante o pagamento de uma assinatura da operadora Claro. A BMW, por sua vez, já faz atualizações over-the-air em praticamente toda a linha, mas ainda não cobra pela maioria dos serviços. Já o Grupo Stellantis, por meio da Fiat e da Jeep, lançou sua plataforma de conectividade e serviço veicular, que ajuda na recuperação do carro em caso de roubo e também oferece internet a bordo.
Se o que está acontecendo na Alemanha se popularizar e virar uma tendência, não duvide que isso também acontecerá por aqui. Pense no seguinte cenário: você compra o automóvel com todos os opcionais e os ativa mediante um pagamento ou assinatura. Será que vai valer a pena ter um automóvel nessas condições, ou é melhor simplesmente alugá-lo ou fazer uso de um serviço de empréstimo mensal?
A tecnologia e a conectividade são mais do que positivas para o mercado automotivo, são essenciais. Mas o que manda ainda é a rentabilidade. É esperar para ver.
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Fonte: Canaltech