Operadora regional de telefonia com presença na região Nordeste, a Brisanet anunciou que participará do leilão de frequências para o 5G no Brasil. A notícia foi dada pelo presidente da empresa, José Roberto Nogueira, em fórum realizado pelos sites Mobile Time e Teletime. Segundo Nogueira, a rede deve entrar em operação comercial já em 2022.
- 5G DSS | O que é e como funciona a “nova geração” da rede disponível no Brasil
- Vivo promete levar 5G via DSS a 8 capitais brasileiras ainda em julho
Para preparar a infraestrutura, a operadora já está ampliando a sua rede de fibra ótica. O plano da Brisanet é oferecer o 5G como alternativa aos atuais planos de banda larga. Além dos serviços móveis e de fibra, a empresa oferece também TV por assinatura, telefone fixo e os combos também encontrados na concorrência.
“Até o final do ano, estamos construindo mais 4 mil km de backbone. Até final de 2022, começo de 2023, essa rede está toda pronta para o começo da 5G”, contou Nogueira.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Além da estrutura própria, a empresa oferece ainda um sistema de franquias para pequenas operadoras locais revenderem os planos da Brisanet e participar da estrutura de rede. Para oferecer o 5G pelas empresas terceirizadas, a operadora levará a fibra ótica até a torre ou cidade da parceira.
De acordo com Nogueira, o sistema de franqueamento incluirá o suporte ao 5G, cuja estrutura final na antena ficará a cargo do provedor local. “Em 2022, quando começar a implementação do 5G em cidades pequenas, é a rede de franqueadas que vai levantar o 5G ao interior”, declarou o presidente da Brisanet.
Sem frequências próprias de transmissão atualmente, a Brisanet funciona como MVNO (operadora virtual, na sigla em inglês) utilizando a infraestrutura da Vivo para seus pacotes pré-pagos.
Trending no Canaltech:
- Atualização leva recursos do Galaxy S20 aos modelos A51 e A71
- Remédios para COVID-19: quais já foram testados e quais foram comprovados?
- Tratamento que usa proteína contra o novo coronavírus traz resultados positivos
- COVID-19 | Vacina de Oxford é segura e induz resposta imunológica contra o vírus
- Moto G8 Plus começa a receber o Android 10 no Brasil
Fonte: Canaltech