A newsletter é um formato muito antigo de comunicação por e-mail, mas consegue se reinventar para diferentes demandas. Caso você ainda não assine um desses boletins, com certeza já viu alguma chamada para receber as mensagens em algum site ou loja.
- E-mail marketing | 12 dicas para criar campanhas eficazes
- Como unir suas contas de e-mail em uma única caixa de entrada
Primeiramente, é importante definir o que é uma newsletter: consiste em um boletim de informações ou notícias disparado em massa com periodicidade regular. Existem envios diários, semanais, quinzenais ou até mensais.
Existem algumas diferenças principais entre a newsletter e outras comunicações por e-mail. A primeira delas está no teor dos conteúdos: os boletins assumem uma função educadora ou informativa, com textos sobre o mesmo tema ou sobre um período, enquanto o mailing ou o e-mail marketing são mais voltados para vendas e fins comerciais.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Além disso, os boletins dependem diretamente das inscrições e assinaturas. A pessoa que recebe um e-mail desse tipo voluntariamente aceitou o envio.
Principais usos da newsletter
A newsletter sempre funcionou como um boletim de notícias. É muito usada para curadoria de conteúdo, com resumos diários dos principais acontecimentos do dia ou com indicações de artigos e materiais sobre um tema específico, por exemplo.
Para empresas, essa comunicação tem a vantagem da exclusividade. Pode ser usada para compartilhar novidades com seguidores interessados ou trazer conteúdos que não são disponibilizados fora do e-mail. Alguns exemplos incluem notícias, resultados internos e seções de perguntas e respostas.
Os boletins também são muito usados por criadores de conteúdo, principalmente quando atuam em nichos. Alguns perfis, inclusive, aproveitam as newsletters para monetização e enviam materiais exclusivos ou antecipados para assinantes.
Qual a vantagem da newsletter para leitores?
Os leitores podem escolher pelas newsletters que mais interessam. Por exemplo: se você acessa um site com frequência e gosta de consumir os conteúdos produzidos por lá, pode assinar o respectivo boletim para receber mais atualizações.
Por outro lado, tome cuidado para não encher a caixa de entrada só com newsletters. Cada e-mail demanda um tempo de leitura e é comum ver relatos de pessoas que assinaram várias opções e acumularam o material não lido. Consulte a periodicidade e o assunto dos e-mails antes de fazer a inscrição.
Qual a vantagem da newsletter para empresas?
Empresas e criadores de conteúdo podem usar a newsletter para fidelizar o público. Em meio a tantos e-mails promocionais, vale a pena dedicar uma publicação voltada para a informação, com mais opções de histórias.
Assine a newsletter do Canaltech
Você sabia que o Canaltech também tem a própria newsletter? Inscreva seu e-mail para receber as principais notícias do mundo da tecnologia. Também pode baixar o app do CT Ofertas e conferir os grupos de ofertas em WhatsApp ou Telegram.
Trending no Canaltech:
- O que era a esfera metálica que apareceu na praia do Japão?
- Família quadrúpede: turcos que andam de quatro geram polêmica na ciência
- Doença de Alzheimer está relacionada com frutose no cérebro
- Microsoft recomenda a instalação do Windows 11 em PCs incompatíveis
- O que é melhor: carro com motor de 3 ou 4 cilindros?
- Apple | O que significa o “i” em “iPhone”, “iPad” e “iMac”?
Fonte: Canaltech