Quando se procura por filtros de linha, é bastante comum que a sigla DPS seja mostrada nos anúncios. Ela faz referência à expressão “dispositivo de proteção contra surtos”, que serve para categorizar uma das possíveis funções do equipamento.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Qual a diferença entre estabilizador, filtro de linha e nobreak?
Como a expressão pode sugerir, os DPS possuem como objetivo principal proteger os aparelhos em casos de curto-circuito. Afinal, os produtos podem ser ameaçados em diferentes ocasiões, como em tempestades com raios, ou durante manutenções na rede elétrica que causam oscilações.
Para isso, os DPS absorvem os picos de tensão e descargas elétricas, fornecendo aos produtos apenas a corrente necessária. O varistor é a peça responsável por realizar esta função, garantindo a proteção dos equipamentos.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
No entanto, é preciso prestar atenção na hora de comprar um filtro de linha, pois nem todos podem ser classificados como DPS. Em geral, é recomendado buscar por opções que venham de marcas com procedência, e fugir das opções com preço muito baixo.
Além disso, outro aspecto que merece atenção é a vida útil dos DPS, já que oscilações constantes tendem a queimar os fusíveis dentro dos filtros de linha, tornando-os ineficientes para proteger contra surtos.
Em vez de usar filtros de linha, outra opção comumente usada para proteger os equipamentos em locais com alta incidência de oscilações é o chamado protetor DPS para entrada de força, que também pode ser anunciado como protetor contra raio.
Neste caso, a montagem do equipamento exige um pouco mais de técnica, já que ele é encaixado diretamente no disjuntor do quadro de entrada. No entanto, ele entrega uma proteção ampliada, e que pode ser estendida em duas camadas ao usar um filtro de linha ao mesmo tempo.
Entre os exemplos de filtro de linha com DPS está o iClamper Energia 5, que tem uma estrutura similar à régua de energia normal. Já o Clamper é o equipamento tradicional que vai no disjuntor, e tem referências visuais para indicar quando é hora de substituir o varistor.
Para proteger os equipamentos contra problemas na energia elétrica, o filtro de linha oferece proteção contra surtos de tensão, contra sobrecargas, filtragem de ruídos EMI/RFI (contra interferência eletromagnética e de radiofrequência) e mais.
Portanto, eles podem ser considerados como soluções bastante práticas para equipamentos eletroeletrônicos potencialmente sensíveis a descargas elétricas, garantido um funcionamento por mais anos.
Além de ajudar contra perigos que podem causar danos, os filtros de linha oferecem ajuda para manter mais produtos conectados à rede elétrica, já que costumam contar com cinco ou mais tomadas agrupadas.
Outros modelos de proteção contra surtos elétricos DPS ainda incluem os estabilizadores de energia, mesmo que sejam consideradas opções menos atrativas, por utilizarem mais energia e potencialmente causarem danos aos eletrônicos a longo prazo.
Trending no Canaltech:
- Samsung lista celulares antigos que vão receber recursos de IA da One UI 6.1.1
- 😱 IMPERDÍVEL | Galaxy S23 Ultra + fone Buds FE com ótimo preço
- Ferrari Purosangue desfila por favela do Brasil e viraliza
- Entrada de caverna na Lua é descoberta no local de pouso da Apollo 11
- Stranger Things | Temporada final ganha trailer de bastidores
- Sol libera erupção do tipo mais forte e causa blecautes de rádio
Fonte: Canaltech