O Bard é um chatbot desenvolvido pelo Google que utiliza inteligência artificial generativa para fornecer respostas às perguntas dos usuários baseado em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.
- Bard | Tudo o que sabemos sobre a IA do Google
- Testamos o Bard, a IA do Google para enfrentar o ChatGPT
Assim como o ChatGPT da Open AI e outros chatbots similares, o Bard utiliza um enorme conjunto de dados para gerar texto, gerar código de programação, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativos, oferecer respostas e desenvolver diálogos.
Como o Google Bard funciona?
Para fornecer respostas de forma informativa aos usuários, o Bard utiliza a técnica de aprendizado de máquina, que consiste em tornar os computadores mais inteligentes sem a intervenção de um programador. O modelo de linguagem utilizado é o PaLM 2, que permite uma interação mais versátil e humanizada.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Assim, ao realizar uma pergunta ao chatbot do Google, ele utiliza o conhecimento de linguagem e de informação para apresentar a melhor resposta. Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, a plataforma pode realizar diversas atividades com bastante precisão. Você pode solicitar tarefas como:
- Escrever diferentes tipos de conteúdo criativo, como poemas, códigos, scripts, músicas e e-mail;
- Traduzir textos de outros idiomas;
- Responder às suas perguntas de forma abrangente e informativa, mesmo que sejam abertas, desafiadoras ou estranhas;
- Desenvolver diálogos.
O Bard também consegue receber imagens e fornecer respostas relevantes. Por exemplo, você pode enviar uma foto do Cristo Redentor e pedir ao chatbot para descrever detalhes sobre o monumento. Essa funcionalidade pode não estar disponível no Brasil.
Outros recursos específicos são:
- Renomear, fixar e selecionar conversas recentes na barra lateral;
- Exportar códigos em Python para o Redplit e o Google Colab;
- Compartilhar respostas do Bard em aplicativos e redes sociais por links.
Uma informação interessante sobre o Bard é que ele utiliza avaliadores humanos para verificar as conversas com os usuários no chatbot. Portanto, é importante evitar criar diálogos que contenham informações pessoais ou comprometam a privacidade.
Quem pode usar o Bard?
Atualmente, o Bard está disponível gratuitamente para usuários maiores de 18 anos que possuam uma conta pessoal do Google. O acesso ao Bard foi inicialmente disponibilizado por meio de uma lista de espera, mas ele está acessível em diversos países, incluindo o Brasil.
Para usar o Bard, acesse bard.google.com.
Qual a diferença entre o Bard e o ChatGPT?
Apesar da semelhança entre as ferramentas e suas finalidades, há algumas diferenças que podem ser notadas com o uso. A principal delas é que, no ChatGPT, as respostas estão limitadas a acontecimentos até setembro de 2021. Já o Bard é atualizado constantemente e pode fornecer informações recentes, em tempo real, ainda que ele apresente alguns problemas nesse sentido.
Além disso, é possível notar que o Bard tem mais facilidade em compreender assuntos mais elaborados e apresenta diálogos mais realistas. O ChatGPT se limita ao conteúdo que é escrito.
Para saber mais sobre as vantagens do chatbot do Google em relação ao da OpenAI, confira 10 coisas que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT.
Trending no Canaltech:
- Bard chega ao Brasil e está disponível em português; saiba como usar
- Barbie │ Quais os combos dos cinemas para o filme no Brasil
- Terra e Lua aparecem juntas em fotos de sonda que orbita Marte
- O que é pani puri? Prato asiático é celebrado pelo Google nesta quarta (12)
- Novo filme da saga, Dragon Ball Super: Super Hero chega ao streaming
- Quanto custariam os carros sem os impostos?
Fonte: Canaltech