Apesar dos imprevistos, os oficiais da NASA estão confiantes na tentativa de lançamento da missão Artemis I em 14 de novembro. Em uma conferência realizada nesta última quinta-feira (3), eles destacaram que o cronograma atual da missão está mantido, e que a tentativa de lançamento deverá acontecer às 1h07, no horário de Brasília.
- Missão Artemis I: tudo sobre nosso 1º passo no retorno à Lua
- Artemis I adiada de novo! Foguete SLS deixa a plataforma com ameaça de furacão
O foguete Space Launch System (SLS), que será usado na missão, deverá iniciar sua trajetória até a plataforma 39B, no Kennedy Space Center, no início da madrugada de sexta-feira (4). “Se não estivéssemos confiantes, não o levaríamos. Se não estivéssemos confiantes, não iniciaríamos a contagem regressiva quando começarmos [o transporte]”, disse Jim Free, administrador associado da Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, na NASA.
Agora que o trabalho necessário antes do lançamento está quase concluído, as equipes da NASA no Kennedy Space Center já começaram a se preparar para levar o veículo à plataforma. “Já começamos a recuar nossas plataformas”, celebrou ele. “O transportador [que levará o foguete] já está próximo do lançador móvel”.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Abaixo, você confere o recuo de uma das plataformas:
Platform F has been retracted in High Bay 3 of the Vehicle Assembly Building. Teams are performing final walk downs in preparation for @NASA_SLS and @NASA_Orion to roll to Pad 39B at 12:01 am EDT on Friday, Nov. 4. pic.twitter.com/9LdiZQvDKX
— NASA’s Exploration Ground Systems (@NASAGroundSys) November 3, 2022
Em sua fala, Free destacou também os vários desafios envolvidos desde o início da missão. “Só de fazer nossos sistemas funcionarem juntos, já encontramos desafios”, destacou ele. “E é por isso que faremos um teste de voo: é sobre corrigir o que não pode ser modelado”, explicou. “Vamos aprender ao assumir mais riscos nesta missão, antes de colocar uma tripulação nela”.
O foguete e a cápsula Orion foram instalados na plataforma em várias ocasiões para testes de abastecimento e outros procedimentos, mas precisaram retornar ao prédio Vehicle Assembly Building (VAB) várias vezes — na mais recente delas, foi necessário levar o sistema de volta ao VAB para protegê-lo da passagem do furacão Ian.
O que é a missão Artemis I?
A missão Artemis I será um teste de voo não tripulado, em que o foguete SLS lançará a cápsula Orion rumo à Lua. A nave irá sobrevoar nosso satélite natural e aproveitará a gravidade lunar para chegar a cerca de 70 mil km da Lua, para depois sobrevoá-la novamente e iniciar a viagem de volta à Terra; no fim, ela irá realizar uma amerissagem (pouso no mar) no oceano Pacífico. A missão deverá durar de 20 a 40 dias.
Trending no Canaltech:
- Street View é mais um aplicativo famoso do Google a ir para o cemitério
- Homem cultiva uma das plantas mais perigosas do mundo na sala de casa
- Nova rede social do criador do Twitter, Bluesky abre lista de espera
- Startup apresenta a primeira bateria de estado sólido do mundo impressa em 3D
- Cientistas criam garra robótica inspirada nos tentáculos da água-viva
- Comunidades do WhatsApp são lançadas oficialmente
Fonte: Canaltech