Ciência & Tecnologia

NASA publica fotos de galáxias e nebulosas observadas pelo telescópio Chandra

Publicidade



NASA publica fotos de galáxias e nebulosas observadas pelo telescópio Chandra - 1

A NASA revelou novas fotos feitas pelo telescópio Chandra, especialista em observações de raios X. Elas mostram desde a Nebulosa de Órion até um aglomerado galáctico distante, e foram combinadas a observações dos telescópios James Webb e Hubble. Desta forma, os registros trazem estruturas observadas nos raio X, na luz visível e em outros comprimentos de onda.

“É hora de fazer uma viagem cósmica usando a luz como estrada e visitar quatro destinos incríveis pelo espaço”, escreveram os oficiais da agência espacial. Nesta viagem, os veículos são o Chandra e James Webb.

Lançado em 1999 pelo ônibus espacial Columbia, o telescópio Chandra vem ajudando cientistas a obter imagens de raios X de ambientes exóticos no espaço, que contribuem para a investigação de perguntas fundamentais sobre a origem e evolução do universo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já o James Webb foi lançado em 2021. O observatório foi desenvolvido a partir do legado dos seus antecessores e é voltado para a detecção do infravermelho. Desta forma, o Webb pode revelar estrelas jovens cercadas por poeira, água em planetas distantes e muito mais.

Pronto para embarcar e conferir as novas fotos?

Rho Ophiuchi

A primeira parada nesta viagem cósmica é Rho Ophiuchi, um complexo de nuvens repleto de gás e estrelas de tamanhos e idades diversos.

Como esta é uma das regiões de formação estelar mais próximas da Terra, Rho Ophiuchi é um ótimo lugar para estudos sobre a formação de estrelas.

NASA publica fotos de galáxias e nebulosas observadas pelo telescópio Chandra - 2
Rho Ophiuchi observada pelo Chandra e James Webb (Imagem: Reprodução/NASA/CXC/MIT/C. Canizares; IR: NASA/ESA/CSA/STScI/K. Pontoppidan/NASA/ESA/STScI/Alyssa Pagan, NASA/CXC/SAO/L. Frattare and J. Major)

Na foto, os raios X observados pelo Chandra aparecem em roxo e revelam as atmosferas externas de estrelas jovens. Em vermelho, amarelo, ciano e azul, estão os dados do James Webb, que observou a região no infravermelho.

Nebulosa de Órion

A próxima parada é a Nebulosa de Órion, encontrada a 1.500 anos-luz da Terra.

Ali, o Chandra flagrou estrelas jovens e brilhantes em raios X, que aparecem em tons de vermelho, verde e azul.

NASA publica fotos de galáxias e nebulosas observadas pelo telescópio Chandra - 3
Nebulosa de Órion e suas estrelas jovens (Imagem: Reprodução/NASA/CXC/Penn State/E.Fei)

Já o Webb observou as estruturas de gás e poeira por lá, visíveis em tons de vermelho escuro. Futuramente, o material vai servir como ingrediente para a formação de novas estrelas.

NGC 3627

Agora, que tal visitar NGC 3627, uma galáxia espiral? Esta é uma galáxia do tipo barrada, classificação dada devido ao formato retangular da sua região central.

Os raios X observados pelo Chandra revelam a presença de um buraco negro supermassivo ali.

NASA publica fotos de galáxias e nebulosas observadas pelo telescópio Chandra - 4
NGC 3627, uma galáxia espiral (Imagem: Reprodução/NASA/CXC/Penn State/E.Fei)

Já o Webb observou o gás, poeira e as estrelas na galáxia, visíveis em vermelho, verde e azul, respectivamente. Vale ver a foto atentamente, pois ela contém também dados do telescópio Hubble.

MACS J0416

Finalmente, chegamos ao aglomerado de galáxias MACS J0416.

Os aglomerados galácticos são algumas das maiores estruturas no universo, e podem ter desde centenas até milhares de galáxias imersas em gás quente.

NASA publica fotos de galáxias e nebulosas observadas pelo telescópio Chandra - 5
Aglomerado de galáxias MACS J0416 imerso em gás quente (Imagem: Reprodução/NASA/CXC/SAO/G. Ogrean et al/(Hubble) NASA/ESA/STScI;(JWST) NASA/ESA/CSA/STScI/Jose M. Diego (IFCA), Jordan C. J. D’Silva (UWA), Anton M. Koekemoer (STScI), Jake Summers (ASU), Rogier Windhorst (ASU), Haojing Yan (University of Missouri)

Desta vez, as observações do Chandra revelaram a grande reserva de gás aquecido ali, visível em tons de roxo.

O Hubble e Webb observaram individualmente as galáxias, visíveis em vermelho, verde e azul.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech