Na sexta (12), a NASA enviou a Vênus não uma missão, mas sim a letra da música The Rain (Supa Dupa Fly), da rapper norte-americana Missy Elliot. O projeto é resultado de uma colaboração entre a artista e a agência espacial, que trabalharam juntas para transmitir uma mensagem inspiradora e a letra da canção ao “planeta infernal“.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Membros da Apollo 10 ouviram “música” no lado afastado da Lua. Entenda o que era
“Ainda não acredito que vou sair deste mundo com a NASA por meio da Deep Space Network quando ‘The Rain (Supa Dupa Fly)’ se tornar a primeira música de hip-hop a ser transmitida para o espaço!”, comemorou Elliott.
Ela contou que escolheu Vênus para isso porque o planeta “simboliza a força, a beleza e o empoderamento”. “Estou muito feliz por ter a oportunidade de compartilhar minha arte e minha mensagem com o universo!”, finalizou.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Para a transmissão, a NASA contou com uma as antenas da rede de comunicação Deep Space Network (DSN) — por coincidência, o dispositivo usado é carinhosamente chamado de Vênus. A DSN conta com grandes antenas de rádio, que são usadas para o monitoramento de missões espaciais, envio de comandos e recepção de dados científicos.
YOOO this is crazy! We just went #OutOfThisWorld with @NASA and sent the FIRST hip hop song into space through the Deep Space Network. My song “The Rain” has officially been transmitted all the way to Venus, the planet that symbolizes strength, beauty and empowerment. The sky is… pic.twitter.com/g6HofNQSt1
— Missy Elliott (@MissyElliott) July 15, 2024
A mensagem foi enviada à velocidade da luz e percorreu os 254 milhões de quilômetros entre a Terra e Vênus em apenas 14 minutos. Esta foi a primeira música de hip-hop enviada pela DSN, sendo a segunda transmitida pelo sistema — a primeira foi Across The Universe, canção dos Beatles enviada ao espaço em 2008.
A ideia de enviar a música de Missy Elliott veio de Brittany Brown, diretora da Divisão Digital e de Tecnologia na NASA. “A Missy tem um histórico de incluir narrativas centradas no espaço e visuais futuristas em seus videoclipes, então a oportunidade de colaborar em algo fora deste mundo é realmente adequada”, concluiu.
Trending no Canaltech:
- George R. R. Martin | Autor traz atualizações sobre Os Ventos do Inverno
- Samsung lista celulares antigos que vão receber recursos de IA da One UI 6.1.1
- Hackers afirmam ter vazado 1 TB de dados da Disney em protesto contra uso de IA
- Novo malware possibilita a invasão de contas bancárias de brasileiros
- WhatsApp pode ser multado em R$ 1,7 bilhão por violar lei do Brasil
- Homem é preso por importar “arma futurista” antidrones
Fonte: Canaltech