Nesta última sexta-feira (30), a NASA anunciou que os astronautas Scott Tingle e Mike Fincke foram selecionados para o lançamento da Starliner-1, a primeira missão tripulada operacional com a nave da Boeing, lançada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento está programado para acontecer em 2023.
- Essas são as naves espaciais que vêm levando humanos ao espaço há seis décadas
- Vídeo mostra como é ir ao espaço a bordo da nave Starliner
Tingle e Fincke já estiveram a bordo do laboratório orbital, e vão servir como comandante e piloto da nave Starliner, respectivamente, na futura missão. Enquanto isso, a astronauta Jeanette Epps segue selecionada como a especialista de missão para a Starliner-1, e continua no treinamento da cápsula Dragon para se preparar caso surjam outras oportunidades de voo à estação.
A Starliner-1 deverá ser lançada após o fim do Teste de Voo Tripulado (“CFT”, na sigla em inglês), uma missão de testes com o objetivo de demonstrar que a nave está pronta para ser certificada pela NASA para realizar voos tripulados à estação com segurança. Quando for lançado, o CFT levará os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams a bordo da nave.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Inicialmente, a Boeing planejava lançar o voo em dezembro de 2022, logo após o teste de voo não tripulado realizado em maio. Entretanto, como foi necessário corrigir alguns problemas técnicos daquele voo, a empresa estima agora que o teste tripulado deverá ser lançado somente em fevereiro de 2023 com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance.
Se tudo correr bem no CFT, a NASA vai iniciar o processo de certificação final da Starliner e de seus sistemas para outros voos por meio do Commercial Crew Program, uma iniciativa que leva astronautas ao laboratório orbital por meio de lançamentos realizados em solo norte-americano, através de parcerias fechadas com empresas privadas.
Trending no Canaltech:
- Exercício simples acelera o metabolismo e queima gordura enquanto você trabalha
- As 10 cenas de game over mais brutais dos games
- Amazon anuncia novo Kindle Scribe, o primeiro Kindle para ler e escrever
- E se o impacto da NASA enviasse o asteroide Dimorphos em direção à Terra?
- Rajada rápida de rádio em outra galáxia é uma das mais estranhas já vistas
Fonte: Canaltech