Com a chegada aterrorizante do novo coronavírus, mais pessoas começaram a ficar conscientes sobre a necessidade de manter as mãos higienizadas, independente de se estar em um cenário de pandemia ou não. E para comprovar de uma vez por todas que as nossas mãos estão cheias de minúsculos seres vivos a todo o momento, uma professora da cidade de Idaho Falls, nos Estados Unidos, divulgou um experimento que realizou com seus alunos.
Jaralee Metcalf, assim que começou o último inverno norte-americano, em dezembro do ano passado, decidiu conduzir o experimento após perceber que estava cansada de sempre estar doente. Ela mostrou aos seus alunos, então, a importância de estar com as mãos sempre limpas mesmo que as bactérias continuem vagando pelas salas de aula e não tenha muito o que fazer em relação a isso.
Para explicar, então, como uma bactéria se espalha, Jaralee pediu para que os alunos fizessem a higienização das mãos de diferentes formas, e após cada uma dessas ações eles tocassem em uma fatia diferente de pão. Cada fatia foi guardada em uma embalagem plástica e transparente para que fosse possível acompanhar de perto o que aconteceria com os alimentos.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–

As fatias foram divididas em: tocadas com as mãos sujas, com as mãos limpas com álcool em gel, higienizadas com água e sabão e uma fatia sem nenhum toque. Por fim, também utilizaram uma fatia limpa de pão para esfregar nos notebooks da sala. Após um mês, a fatia que mais resistiu foi aquela tocada com as mãos limpas com água morna e sabão, ficando praticamente intacta, similar à fatia que não foi tocada.

A fatia que foi tocada após o uso de álcool em gel mostrou que as bactérias continuavam lá, gerando uma mancha grande de mofo. Já a fatia tocada com as mãos sem lavar também estragou, mas as bactérias fizeram um trabalho e tanto: além do mofo, causado por fungos, o pão ficou com um aspecto podre bem maior.


Se as fatias tocadas com pouco cuidado já trouxeram resultados indigestos, se prepare para ver o que aconteceu com a fatia de pão que foi esfregada nos computadores. Como mostra a foto abaixo, a mancha verde de mofo e bactérias toma conta de quase toda a fatia:

O resultado mostra que não só as mãos precisam ser higienizadas com cuidado para evitar a contaminação por vírus e bactérias, como também os objetos em que tocamos. Em tempos de pandemia, o cuidado precisa ser redobrado, uma vez que o novo coronavírus é resistente em superfícies e o seu contágio é fácil e rápido.
Fonte: Canaltech