Plataforma de microblogging rival do Twitter, o Bluesky registrou tráfego registrou tráfego recorde e precisou suspender novas inscrições no último sábado (1º). Essa migração em massa ao concorrente foi uma consequência direta da mudança dos limites de leitura diários no Twitter, anunciada por Elon Musk no mesmo dia.
- Taxa limite excedida | Twitter impõe limite diário de posts que você pode ver
- Limite de leitura do Twitter afeta Tweetdeck e resultados do Google
Algumas horas após a mudança na Rede Social do Passarinho, o Bluesky fez um comunicado na própria plataforma para informar sobre o número recorde de acessos: “Nossos sistemas estão passando por performance reduzida devido ao recorde de tráfego. Você pode perceber alguma lentidão como resultado”, dizia a publicação.
Posteriormente, a rede social precisou suspender as novas tentativas de registro:
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
“Nós vamos pausar temporariamente as inscrições do Bluesky enquanto nossa equipe resolve os problemas de performance atuais. Atualizaremos quando os códigos de convite estiverem disponíveis novamente. Estamos animados para receber mais usuários para a versão beta em breve!”
De acordo com a página de status do Bluesky, o problema de performance foi resolvido na madrugada do dia 2, no horário de Brasília. A tela para inscrição funcionou normalmente em teste feito pelo Canaltech, mas ainda exige um código de convite para entrar.
Interesse nos outros concorrentes também aumentou
Os novos limites diários de leitura do Twitter deixaram muita gente insatisfeita. Como resposta, usuários procuraram por redes sociais alternativas, e o Bluesky não foi a única opção: o Koo e o Mastodon também foram “alvos” de quem não conseguiu acessar a rede de Elon Musk.
Os dados do Google Trends revelam que as buscas por Koo e Mastodon no buscador tiveram um pico no último sábado (1º), justamente na data do anúncio de Elon Musk sobre as restrições. No entanto, nenhuma das plataformas se pronunciou sobre crescimento de usuários no período.
O que é o Bluesky?
O Bluesky é uma rede social descentralizada de microblogging com muitas características similares ao Twitter, desenvolvida num sistema aberto que permite que diferentes redes interajam entre si no mesmo espaço virtual. Um dos criadores do Passarinho, Jack Dorsey passou a compor o conselho de administração da plataforma em 2021.
No entanto, a rede social ainda está em versão beta e só libera novas inscrições a partir de convites.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para não comprar o Nissan Kicks 2024
- Novo traje de Ciclope confirma que o herói vem se tornando um vilão
- 6 vantagens e desvantagens de comprar celular Xiaomi
- 7 séries da HBO que fracassaram
- 5 motivos para NÃO usar o Telegram
- Barbie │ Margot Robbie revela qual foi a única condição para participar do filme
Fonte: Canaltech