A Microsoft anunciou alguns novos recursos para seu navegador, tanto para celulares quanto para a versão desktop. O anúncio faz parte do evento Inspire, voltado para parceiros e clientes da empresa, e entre as principais novidades apresentadas por ele estão a chegada do recurso de coleções ao Edge para smartphones, além da detecção automática de links para perfis profissionais ou domésticos.
- Microsoft Edge deixará de mostrar “http://” e “www” na barra de endereços
- Microsoft Edge no Android ganha acesso a recursos experimentais do Chrome
- Microsoft Edge vai permitir salvar links e imagens diretamente no OneNote
Coleções
O recurso, que já funcionava na versão para computadores, serve como um espaço para guardar links, anotações, imagens e vídeos. As coleções salvas são sincronizadas em diferentes dispositivos registrados com a mesma conta da Microsoft e agora passam a incluir também os aplicativos de celulares.
A ferramenta estava em testes no app mobile desde o mês de maio e, segundo a Microsoft, o funcionamento no celular é semelhante ao da versão PC. O usuário pode consultar, adicionar ou organizar os itens salvos a qualquer momento.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–

Baixar Microsoft Edge: Android | iOS
No navegador para PC, a Microsoft incluiu ainda a opção de adicionar anotações a itens listados, com a possibilidade de alterar a cor de fundo para melhorar a organização.
PDFs e tradução
O visualizador de PDF do Edge também recebeu mudanças. O modo agora oferece o botão “Ler em voz alta” para narração do conteúdo do documento, inclusive em português do Brasil. O usuário pode ajustar a velocidade de leitura, além de escolher entre tipos de narradores, com opções diferentes de gênero e idioma. A leitura de PDFs funciona de maneira semelhante ao recurso que já estava disponível para páginas da web.
O suporte a PDFs também inclui melhorias para a edição dos arquivos, com a opção de gravar as alterações diretamente no arquivo original, dispensando a criação de uma cópia local.

Já o recurso de tradução de páginas foi movido para dentro do modo de “Leitura Avançada”, sob a opção “Preferências de leitura”. A ferramenta é compatível com 54 línguas segundo a empresa.
Separação de perfis
Quem usa o Edge para acessar páginas pessoais e de trabalho já tinha à disposição a opção de múltiplos perfis simultâneos. Agora, o navegador recebeu uma ferramenta de troca automática de perfis. De acordo a Microsoft, o programa perguntará ao usuário se ele deseja abrir links na janela de outro perfil, caso detecte que a página está associada a um login encontrado na outra conta.
A empresa divulgou uma animação que mostra o funcionamento do recurso. Nela, o Edge detecta uma tentativa de acesso a uma página de trabalho (Sharepoint) durante a navegação com o perfil pessoal, oferecendo a abertura do link em uma nova janela com a conta apropriada.
Trending no Canaltech:
- Tratamento que usa proteína contra o novo coronavírus traz resultados positivos
- Entenda por que os Anonymous querem que você “delete o TikTok imediatamente”
- Pesquisa do Google começa a mostrar animais em realidade aumentada pelo celular
- Mudanças rápidas no campo magnético da Terra podem ameaçar nossas tecnologias
- AMD apresenta novas APUs Ryzen 4000G com desempenho gráfico sem precedentes
Fonte: Canaltech