A MediaTek anunciou em sua conta no Weibo o lançamento de um novo processador Dimensity para o dia 20 de janeiro. Apesar de não adiantar mais detalhes do componente, tudo indica se tratar do novo chip topo de linha da marca, fabricado no processo de 6 nm.
- MediaTek faz história e supera Qualcomm no mercado de celulares
- MediaTek apostou na democratização do 5G e colhe os frutos da estratégia
- Nova CPU da MediaTek vai bater de frente com Snapdragon 865, aposta informante
Ainda sem nome anunciado, o novo processador da marca foi mencionado brevemente no final de 2020. A fabricante taiwanesa adiantou na época que seu novo chip contaria com núcleos de CPU ARM Cortex-A78 — geração lançada na metade de 2020 — com velocidade de até 3 GHz, além disso, o processo de fabricação foi anunciado como o de 6 nm, evolução do 7 nm usado pela linha Dimensity atualmente.
O novo processo promete um consumo de energia levemente reduzido em relação ao usado nos chips atuais, com a possibilidade de alcançar maiores velocidades de processamento. Parceira tradicional da MediaTek, a também taiwanesa TSMC deve ser a fabricante do chip, assim como já acontece com as principais CPUs da marca.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–

A publicação da fabricante na rede social chinesa indica ainda que devem ser anunciados mais de um modelo na família Dimensity. O nome tem sido aplicado pela MediaTek para seus processadores de celular com modem 5G integrado, com modelos para os segmentos topo de linha e intermediário.
“No dia 20 de janeiro, os novos produtos da série Dimensity vão se encontrar com você. Novos produtos, tecnologia superior e experiência atualizada.”
Com a popularização do 5G, especialmente na China, é possível que a fabricante anuncie processadores voltados para celulares de entrada, seguindo os passos da rival Qualcomm e seu recém-anunciado Snapdragon 480.
Trending no Canaltech:
- App permite instalar a Google Camera 8.1 em celulares Android não Pixel
- Crítica | Os Croods 2 diverte enquanto aborda temáticas extremamente atuais
- Destaques da NASA: fotos astronômicas da semana (02/01 a 08/01/2021)
- Melatonina é uma barreira contra o coronavírus no pulmão, diz estudo brasileiro
- Realme 7 Pro vs. Galaxy A71: qual é o melhor intermediário premium do momento?
Fonte: Canaltech