Sucesso! Na manhã desta quinta-feira (30), a NASA lançou a missão Mars 2020, levando o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity para Marte. O lançamento aconteceu às 8h50 (horário de Brasília) conforme previsto, a partir de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, no Cabo Canaveral (Flórida).
- Como as tecnologias do rover Perseverance ajudarão futuros astronautas em Marte
- NASA levará amostras de trajes espaciais a Marte com o rover Perseverance
- 60 anos explorando Marte: um resumo das missões que estudaram o Planeta Vermelho
LIFTOFF! The next @NASAMars rover has launched from @NASAKennedy! Watch as we continue @NASAPersevere’s #CountdownToMars: https://t.co/zJwTTpQNwp pic.twitter.com/ZQivm5ezZT
— Jim Bridenstine (@JimBridenstine) July 30, 2020
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Desde 2011, a agência espacial dos Estados Unidos não envia um novo rover ao Planeta Vermelho. Naquele ano, quem foi lançado foi o Curiosity, que, desde 2012, está explorando a região da cratera Gale. Antes dele, em 2003, foram lançados os já aposentados Spirit e Opportunity, iniciando suas explorações no ano seguinte. O Spirit funcionou até 2010 e o Opportunity acabou encerrando sua missão em 2019, depois de, em 2018, ter sido impedido de recarregar suas baterias solares por conta de uma intensa tempestade de poeira que surgiu repentinamente.
Enquanto o objetivo dos rovers passados era estudar o terreno marciano e suas rochas, o Perseverance tem como missão principal buscar por bioassinaturas, ou seja, sinais de que um dia já existiu vida em Marte, ainda que apenas microbiana. Ele pousará na cratera Jezero, onde antigamente existiu o delta de um rio, e coletará amostras do solo, guardando-as em recipientes especialmente desenvolvidos para isso.
Em 2026, então, uma nova missão será lançada em parceria com a agência espacial europeia ESA, desta vez para resgatar esses cilindros contendo tais amostras, que serão trazidas à Terra para serem estudadas e, então, esperançosamente descobrirmos se a vida surgiu também em Marte há muito tempo.
O pouso do Perseverance em Marte acontece em fevereiro de 2021 e, 60 dias depois, ele liberará o helicóptero Ingenuity para que comece a voar, testando, pela primeira vez na história, sua tecnologia de voo autônomo em outro planeta.
Trending no Canaltech:
- Mars 2020 | Como assistir ao vivo ao lançamento do rover Perseverance a Marte
- A caminho de Marte, nave chinesa Tianwen-1 faz primeira foto da Lua e da Terra
- Bob Esponja morreu?! Entenda a tirinha depressiva que está bombando na web
- Conheça a cratera Jezero, antigo lago de Marte onde podem existir bioassinaturas
- Twitter vai transmitir voo do rover Perseverance com Watch Party de astronautas
Fonte: Canaltech