Revisitar o visual antigo do Yahoo pode ser uma experiência com nível elevado de nostalgia, sobretudo para quem acessava internet discada entre as décadas de 1990 e 2000 — seja para acessar o serviço de e-mail da companhia, realizar buscas na internet ou somente dar uma bisbilhotada em sua aba de notícias.
Como era o visual antigo do Yahoo
O Yahoo tinha uma importância enorme nos primórdios da web com o seu serviço de buscas, batendo de frente com rivais de peso, como o Google. Atualmente, ainda na ativa, a empresa fundada por Jerry Yang e David Filo já não conta com a expressividade que ostentava no passado, mas a evolução de seus endereços digitais ajudam a contar a história da companhia e da própria internet.
Embarque agora mesmo na máquina do tempo do Canaltech e confira os principais visuais que deram a roupagem do Yahoo ao longo das décadas de vida.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Yahoo em 1994
No ano de fundação do Yahoo, quando seus idealizadores ainda eram estudantes da Universidade de Stanford, nos EUA, a primeira versão do site se autodenominava o “Guia da web” por oferecer um índice repleto de links enfileirados para outras páginas.
Yahoo em 1996
O salto estético da primeira para a segunda versão foi enorme, marcando a adição do saudoso ponto de exclamação à frente do Yahoo e a incorporação da barra de pesquisa — que havia sido registrada no ano anterior. Além disso, a página ganhou ícones gráficos e lista de links distribuídos por subcategorias de pesquisas.
Yahoo em 2001
Com a chegada do terceiro milênio e o estouro da bolha da internet, a repaginação do site do Yahoo trazia grandes melhorias para a época, com destaque para a adição de colunas laterais. Essas seções ajudaram a organizar melhor a home, apesar da poluição estética com links em excesso espalhados na tela.
Yahoo em 2005
Na metade dos anos 2000, já era possível conferir anúncios publicitários e, olha só, imagens na home do site. Além disso, as colunas contavam com elementos mais rebuscados para a época e tinham um pouco mais de cores — embora ainda pecassem pelo caos visual em decorrência do número elevado de links na tela.
Yahoo em 2010
Faltando somente um ano para a virada da década, a página do Yahoo ganhou uma “senhora” atualização em diversos elementos — embora tivesse mantido a essência das versões anteriores. É possível destacar a barra de pesquisa posicionada na parte superior, as colunas mais organizadas e com cores mais neutras e os atalhos para assistir vídeos.
Yahoo em 2017
2017 é lembrado como o último ano do Yahoo sob o comando de Marissa Mayer juntamente com a compra da empresa por parte da Verizon, no valor de US$ 4,5 bilhões. O site também passou por mudanças naquele ano, incluindo até mesmo uma logo nova. Além disso, a home contava com fotos maiores e uma coluna central mais horizontalizada, com menos poluição de links e de publicidades.
Yahoo em 2023
“Quem te viu, quem te vê”. O visual do Yahoo em 2023 é praticamente o oposto de suas versões anteriores: ao acessar a página principal, você dá de cara somente com a clássica barra de pesquisa e com um aviso dizendo que os serviços favoritos da empresa foram “melhorados”.
O que a companhia realmente quis dizer é que produtos da casa como o Yahoo Mail e Yahoo News ganharam páginas próprias para segmentar melhor suas funções e o tipo de conteúdo compartilhado.
Apesar da “separação”, você ainda pode acessar a página de notícias da Big Tech e usar a barra de pesquisa e o botão para enviar e-mail, por exemplo. Por fim, vale destacar o novo logo do Yahoo, criado em 2020. Essa versão é baseada em uma fonte “bold”, com preenchimento maior — abrindo mão do minimalismo de 2017 da era Verizon.
Se você se interessa em saber mais detalhes sobre a história do Yahoo, confira tudo sobre a companhia de Sunnyvale. Você também pode matar a curiosidade conferindo o visual antigo de sites de outras Big Techs, como Google e Microsoft.
Trending no Canaltech:
- Fim do imposto de importação para compras de até US$ 50 no AliExpress
- 5 motivos para não usar o Spotify
- Fotos da Lua Azul: as melhores imagens da 2ª superlua de agosto
- DC estraga acidentalmente mistério sobre 2 Coringas na atual cronologia
- 5 motivos para não usar o WhatsApp Plus
Fonte: Canaltech